Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61041
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Júlio Emilio Diniz Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1445205960101729pt_BR
dc.contributor.referee1Nilma Lino Gomespt_BR
dc.contributor.referee2Wilma de Nazare Baia Coelhopt_BR
dc.contributor.referee3Silvani dos Santos Valentimpt_BR
dc.contributor.referee4Silvana Sousa do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee5Juliana Batista Fariapt_BR
dc.creatorFernanda Aparecida de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2142517889266117pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T10:43:48Z-
dc.date.available2023-11-17T10:43:48Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61041-
dc.description.abstractThe present academic investigation sought to understand the processes of identity construction of black teachers who train new teachers in Physics degrees in Brazil. By understanding that the teacher is not a homogeneous subject, bringing him/her to this research was to recognize specificities that mark their professional work and constitute their identities. The problem of this research was constructed from the following topics: i) unequal educational trajectories between black and white women, and their underrepresentation in higher education teaching; ii) black female professors in markedly male courses; and iii) the complex task of being a trainer of new professors in teaching degrees in Brazil due to the historical difficulties of this field. The reality of black women who “choose” to work in undergraduate degrees in scientific and technological areas, more precisely in the field of Physics, becomes even more complex, given the existence of numerous factors that permeate, demarcate, influence their experiences as black women within Brazilian society. The sociology of absences and the sociology of emergencies were used as the theoretical foundation of this study. The stories told made it possible to transform absences into presences, in addition to highlighting numerous mechanisms that can elucidate how the dominant model of rationality operates in our society. The analyzes revealed how much the experiences in the personal and social scope are interconnected in the constitution of oneself, as women, blacks, teacher educators. The processes that build identities are everyday experiences, they are perceptions, they are silencing, they are retreats and advances, bets, recognitions.pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação acadêmica buscou compreender os processos de construção identitária de professoras negras formadoras de novas/os professoras/es em licenciaturas em Física no Brasil. Ao entender que a/o professora/or formadora/or não é um sujeito homogêneo, trazê-la/o para esta pesquisa foi reconhecer especificidades que marcam o seu fazer profissional e constituem suas identidades. A problemática desta pesquisa foi construída a partir dos seguintes tópicos: i) trajetórias educacionais desiguais entre mulheres negras e brancas, e a subrepresentatividade daquelas na docência do ensino superior; ii) professora negras em cursos marcadamente masculinos; e iii) a complexa tarefa de ser formadora de novas/os professoras/es em licenciaturas no Brasil pelas dificuldades históricas desse campo. A realidade de mulheres negras que “escolhem” trabalhar em licenciaturas de áreas cientificas e tecnológicas, mais precisamente na área da Física, se torna ainda mais complexa, tendo em vista a existência de inúmeros fatores que perpassam, demarcam, influenciam suas experiências como mulheres negras no seio da sociedade brasileira. A sociologia das ausências e a sociologia das emergências foram utilizadas como fundamentação teórica deste estudo. As histórias contadas possibilitaram transformar ausências em presenças, além de evidenciar inúmeros mecanismos que podem elucidar de que maneira o modelo de racionalidade dominante opera em nossa sociedade. As análises revelaram o quanto as vivências no âmbito pessoal e social se interconectam na constituição de si, enquanto mulheres, negras, professoras formadoras. Os processos que constroem identidades são as experiências de cada dia, são percepções, são silenciamentos, são recuos e avanços, apostas, reconhecimentospt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessoras negraspt_BR
dc.subjectLicenciatura de Físicapt_BR
dc.subjectConstruções identitáriaspt_BR
dc.subject.otherEducação-
dc.subject.otherProfessores universitários - Formação-
dc.subject.otherNegras - Identidade racial-
dc.subject.otherRelações raciais-
dc.subject.otherRelações étnicas-
dc.subject.otherProfessores - Formação-
dc.subject.otherMulheres na educação-
dc.subject.otherProfessores de física - Formação-
dc.subject.otherSociologia educacional-
dc.titleConstruções identitárias de professoras negras formadoras em cursos de licenciatura de física no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeIdentity constructions of black female teachers in physics degree courses in Brazilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-8961-1569pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Construções Identitárias de Professoras Negras Formadoras em Cursos de Licenciatura de Física no Brasil.pdfConstruções Identitárias de Professoras Negras Formadoras em Cursos de Licenciatura de Física no Brasil2.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons