Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61043
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O estudo do DNA: uma sequência didática investigativa desenvolvida com estudantes da EJA |
Authors: | Hérica Cardoso Saldanha Alves de Carvalho |
First Advisor: | Glessyan de Quadros Marques |
Abstract: | Diante da constante busca por novas metodologias de ensino que visem proporcionar um maior envolvimento dos alunos nas atividades de sala de aula e o seu protagonismo na construção do conhecimento, preconizamos este trabalho, com vistas à proposição de uma educação mais participativa e relevante, que permita aos estudantes conhecer, pesquisar, analisar e comunicar ideias, por meio da abordagem do Ensino por Investigação. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática investigativa que possibilitasse a aprendizagem de conhecimentos sobre DNA, de modo a introduzir os estudantes no estudo de genética. Essa sequência didática foi realizada com uma turma do 3º ano do ensino médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma Escola Estadual localizada no município de Matozinhos, Minas Gerais. A sequência foi organizada em 7 aulas, envolvendo o levantamento de conhecimentos prévios, a sistematização do conhecimento, aula prática e discussão, atividade com teste de paternidade e avaliação do processo vivenciado. A sequência esteve fundamentada em uma problematização que tinha como referência o famoso ditado popular “Filho de peixe, peixinho é?”. Os resultados indicam que aulas dialógicas, tendo como ponto de partida situações-problemas, a realização de experimentos sobre o tema propicia uma participação mais ativa dos estudantes em sala de aula. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61043 |
Issue Date: | 28-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TEXTO HÉRICA.pdf | 668.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.