Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61043
Type: Monografia (especialização)
Title: O estudo do DNA: uma sequência didática investigativa desenvolvida com estudantes da EJA
Authors: Hérica Cardoso Saldanha Alves de Carvalho
First Advisor: Glessyan de Quadros Marques
Abstract: Diante da constante busca por novas metodologias de ensino que visem proporcionar um maior envolvimento dos alunos nas atividades de sala de aula e o seu protagonismo na construção do conhecimento, preconizamos este trabalho, com vistas à proposição de uma educação mais participativa e relevante, que permita aos estudantes conhecer, pesquisar, analisar e comunicar ideias, por meio da abordagem do Ensino por Investigação. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática investigativa que possibilitasse a aprendizagem de conhecimentos sobre DNA, de modo a introduzir os estudantes no estudo de genética. Essa sequência didática foi realizada com uma turma do 3º ano do ensino médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma Escola Estadual localizada no município de Matozinhos, Minas Gerais. A sequência foi organizada em 7 aulas, envolvendo o levantamento de conhecimentos prévios, a sistematização do conhecimento, aula prática e discussão, atividade com teste de paternidade e avaliação do processo vivenciado. A sequência esteve fundamentada em uma problematização que tinha como referência o famoso ditado popular “Filho de peixe, peixinho é?”. Os resultados indicam que aulas dialógicas, tendo como ponto de partida situações-problemas, a realização de experimentos sobre o tema propicia uma participação mais ativa dos estudantes em sala de aula.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61043
Issue Date: 28-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEXTO HÉRICA.pdf668.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.