Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61053
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa sobre água virtual |
Authors: | Anicely Débora Rodrigues Fonseca |
First Advisor: | Rosiane Resende Leite |
First Referee: | Felipe Sales de Oliveira |
Abstract: | Diante da sociedade atual e das questões polêmicas ambientais, de saúde dentre outros temas, a escola exige uma postura ativa e construtiva do docente para que ele possa auxiliar na formação dos discentes de forma mais efetiva. O crescimento desordenado da sociedade contrapõe ao desenvolvimento sustentável. Quanto tempo irá durar o planeta Terra caso o ser humano não modifique seus hábitos? Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática de caráter investigativo que utiliza o tema “Água Virtual” como principal enfoque CTS para a conscientização ambiental dos discentes. O ensino de Ciências deve ser construído a partir da curiosidade dos estudantes que buscando soluções consiga formular hipóteses e interpretar o mundo de diferentes formas e, para isso, o estudante deve se apropriar da alfabetização científica, pois a informação aliada ao questionamento forma cidadãos protagonistas. O projeto foi aplicado na Escola Estadual Pedro Evangelista Diniz, localizada no município de Ibirité/MG e dentre as estratégias utilizadas optou-se pela participação do estudante em atividades simples como molhar uma planta durante as férias e investigar a água consumida para a produção de um cardápio básico. Estas foram propostas de investigação científica no qual diante dos desafios os estudantes puderam propor ações de mitigação hídrica. Mas cabe ao professor ser a ponte que liga conhecimento ao questionamento em busca de respostas e estimular o pensamento crítico diante dos desafios. Mediante a execução das atividades foi levantado que a falta de conhecimento sobre termos ambientais e a associação entre produção de bens e consumo de água leva a população ao desperdício e que há formas de conservação e preservação dos recursos hídricos. É preciso se reconectar com o ambiente em busca de um equilíbrio entre as espécies e os elementos da natureza. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61053 |
Issue Date: | 17-Dec-2022 |
metadata.dc.description.embargo: | 17-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE ÁGUA VIRTUAL (1).pdf | Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática de caráter investigativo que utiliza o tema “Água Virtual” como principal enfoque CTS para a conscientização ambiental dos discentes. | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License