Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61065
Type: Monografia (especialização)
Title: Construindo identidade étnico-racial na educação infantil da UMEI - Mariquinhas
Authors: Lisa Minelli Feital
First Advisor: Isabel de Oliveira e Silva
First Referee: Iza Rodrigues da Luz
Abstract: Este estudo se configura como um plano de ação desenvolvido em uma Unidade de Educação Infantil - UMEI Mariquinhas - da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. A temática é centrada na construção da identidade étnico-racial na educação infantil, por se entender que esta complexa questão necessita ser precocemente abordada, educada e reeducada na formação de crianças e adultos. Nesse sentido, a produção deste estudo propicia interseções não apenas com a educação em geral, como também com a história e a educação pessoal da autora, também educadora infantil. Vários movimentos de lutas sociais permitiram avanços nas questões raciais tão impregnadas em nossa sociedade, de forma sutil, silenciosa e perversa. As Leis 10.639/03 e 11.645/08 foram implantadas para garantir, em nosso currículo escolar, a inclusão e o estudo de culturas africanas e indígenas, entre outras de nosso espectro de diversidade étnico-cultural. Essas novas abordagens passam a valorizar estudos críticos que partam do conhecimento do continente Africano, com o resgate de fatos que nos apresentem as realidades por outro ângulo - por exemplo, a história da realeza na África. Muitos dos negros que foram reis e rainhas foram trazidos para o Brasil para serem escravos, onde foram submetidos a situações desumanas. Depois de séculos estamos conquistando o nosso espaço, através de lutas e movimentos sociais. Apesar de não ser ainda o ideal e nem o desejado, muito já avançamos e mais ainda precisamos avançar, sem deixarmos nos abater por críticas em relação às conquistas das lutas dos movimentos negros. Temos que ficar atentos para não incluir a história dos negros somente em datas específicas, mas criar contextos para apresentar a história da África e dos negros em nossas aulas, inserindo-as na vida da comunidade e em suas múltiplas expressões de cultura. Em outras palavras, é preciso vencer as barreiras e dificuldades para falar, cantar e contar a história do negro no Brasil, permitindo a construção da autoestima e da identidade étnico-racial de nossas crianças e dos educadores infantis comprometidos com sua plena formação.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/61065
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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