Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61127
Type: Monografia (especialização)
Title: A metodologia da resolução de problemas aplicada ao ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo
Authors: Romero Henrique Abdon Silva
First Advisor: Jussara de Matos Moreira
First Referee: André Gimenez Bueno
Second Referee: Heleno da Silva Cunha
Abstract: O trabalho que se segue aborda a resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem e sua utilização no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo. Com o objetivo de mostrar a utilidade desta metodologia como proposta pedagógica eficaz no ensino do referido conteúdo matemático, partimos do seguinte questionamento: Como a metodologia da resolução de problemas pode ser aplicada para favorecer o ensino-aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo? Buscando responder tal questão, organizamos o trabalho da seguinte forma: no primeiro capítulo, apresentamos a metodologia da resolução de problemas; no segundo, abordamos um breve histórico sobre a trigonometria; no terceiro, apresentamos a trigonometria no triângulo retângulo; no quarto e último capítulo, apresentamos uma proposta de atividade a ser desenvolvida em sala de aula utilizando a metodologia da resolução de problemas no ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo e finalizamos expondo os resultados da aplicação deste trabalho numa escola da rede estadual de Minas Gerais.
Abstract: The following text discusses problem-solving as a teaching-learning methodology and its use in teaching trigonometric relationships in the right triangle. With the aim of demonstrating the usefulness of this methodology as an effective pedagogical proposal in teaching the aforementioned mathematical content, we start with the following question: How can the problem-solving methodology be applied to favor the teaching-learning of trigonometric relationships in the right triangle? To answer this question, we organized the work as follows: in the first chapter, we present the problem-solving methodology; in the second, we address a brief history of trigonometry; in the third, we present trigonometry in the right triangle; in the fourth and final chapter, we present a proposal for an activity to be developed in the classroom using the problem-solving methodology in teaching trigonometric ratios in the right triangle and conclude by exposing the results of applying this work in a school of Minas Gerais state network.
Subject: Matemática
Ensino-aprendizagem
Resolução de problemas
Trigonometria
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61127
Issue Date: 6-Jun-2014
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.