Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61127
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A metodologia da resolução de problemas aplicada ao ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo |
Authors: | Romero Henrique Abdon Silva |
First Advisor: | Jussara de Matos Moreira |
First Referee: | André Gimenez Bueno |
Second Referee: | Heleno da Silva Cunha |
Abstract: | O trabalho que se segue aborda a resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem e sua utilização no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo. Com o objetivo de mostrar a utilidade desta metodologia como proposta pedagógica eficaz no ensino do referido conteúdo matemático, partimos do seguinte questionamento: Como a metodologia da resolução de problemas pode ser aplicada para favorecer o ensino-aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo? Buscando responder tal questão, organizamos o trabalho da seguinte forma: no primeiro capítulo, apresentamos a metodologia da resolução de problemas; no segundo, abordamos um breve histórico sobre a trigonometria; no terceiro, apresentamos a trigonometria no triângulo retângulo; no quarto e último capítulo, apresentamos uma proposta de atividade a ser desenvolvida em sala de aula utilizando a metodologia da resolução de problemas no ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo e finalizamos expondo os resultados da aplicação deste trabalho numa escola da rede estadual de Minas Gerais. |
Abstract: | The following text discusses problem-solving as a teaching-learning methodology and its use in teaching trigonometric relationships in the right triangle. With the aim of demonstrating the usefulness of this methodology as an effective pedagogical proposal in teaching the aforementioned mathematical content, we start with the following question: How can the problem-solving methodology be applied to favor the teaching-learning of trigonometric relationships in the right triangle? To answer this question, we organized the work as follows: in the first chapter, we present the problem-solving methodology; in the second, we address a brief history of trigonometry; in the third, we present trigonometry in the right triangle; in the fourth and final chapter, we present a proposal for an activity to be developed in the classroom using the problem-solving methodology in teaching trigonometric ratios in the right triangle and conclude by exposing the results of applying this work in a school of Minas Gerais state network. |
Subject: | Matemática Ensino-aprendizagem Resolução de problemas Trigonometria |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61127 |
Issue Date: | 6-Jun-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Matemática Para Professores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A metodologia da resolução de problemas apl icada ao ensino das relações trigonométric as no triângulo retângulo_Romero Henrique Abdon Silva.pdf | 6.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.