Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61177
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Experiências no ensino aprendizagem de desenho: observar e vivenciar a casa, os livros ilustrados e seus moradores
Autor(es): Daniella Gonçalves Caixeta
primer Tutor: Rodrigo Borges Coelho
primer miembro del tribunal : Juliana Gouthier Macedo
Resumen: Essa monografia apresenta relatos de experiências no ensino/aprendizagem de desenho, com ênfase em exercícios de observação a partir da vivência de lugares particulares da casa e seus moradores. Dentre os objetivos estão mostrar e pontuar algumas aulas desenvolvidas para crianças e pré-adolescentes na educação não-formal e online, assim como refletir sobre a prática do professor/artista de arte. A abordagem utilizada busca estabelecer temas que tenham relação com minhas práticas como artista/professora, selecionar livros infantis ilustrados relacionados a esses temas e desenvolver a prática da observação, conversa e orientação sobre o que nos cerca em casa, no intuito de estimular o interesse e a prática do estudante. Os resultados são relatos, carregados de subjetividade, que revelam conexões entre meus trabalhos artísticos e as propostas de aulas desenvolvidas, e uma busca por novos relatos e reflexões sobre o ensino aprendizagem de desenho.
Abstract: This monograph presents reports of experiences in teaching and learning to draw, with an emphasis on observation exercises based on experiences in particular places in the house and its residents. What is most significant is presented in these experiences as a teacher/artist and researcher. Among the objectives are to show and point out some classes developed for children and pre-adolescents in non-formal and online education, as well as to reflect on the practice of the art teacher/artist. The approach used is to seek to establish themes that are related to my practices as an artist/teacher, to select illustrated children's books related to these themes, observation, conversation and guidance on what surrounds us at home, in order to stimulate interest and practice. of the student. The results are reports, loaded with subjectivity, that reveal connections between my artistic works and the proposed classes developed, and a search for new stories and reflections on the teaching and learning of drawing.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Desenho
Educação de crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61177
Fecha del documento: 12-jul-2023
Término del Embargo: 12-jul-2025
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Experiencias no ensino aprendizagem de desenho final.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-07-12
848.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar una copia


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.