Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/61177
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Experiências no ensino aprendizagem de desenho: observar e vivenciar a casa, os livros ilustrados e seus moradores |
Autor(es): | Daniella Gonçalves Caixeta |
Primeiro Orientador: | Rodrigo Borges Coelho |
Primeiro membro da banca : | Juliana Gouthier Macedo |
Resumo: | Essa monografia apresenta relatos de experiências no ensino/aprendizagem de desenho, com ênfase em exercícios de observação a partir da vivência de lugares particulares da casa e seus moradores. Dentre os objetivos estão mostrar e pontuar algumas aulas desenvolvidas para crianças e pré-adolescentes na educação não-formal e online, assim como refletir sobre a prática do professor/artista de arte. A abordagem utilizada busca estabelecer temas que tenham relação com minhas práticas como artista/professora, selecionar livros infantis ilustrados relacionados a esses temas e desenvolver a prática da observação, conversa e orientação sobre o que nos cerca em casa, no intuito de estimular o interesse e a prática do estudante. Os resultados são relatos, carregados de subjetividade, que revelam conexões entre meus trabalhos artísticos e as propostas de aulas desenvolvidas, e uma busca por novos relatos e reflexões sobre o ensino aprendizagem de desenho. |
Abstract: | This monograph presents reports of experiences in teaching and learning to draw, with an emphasis on observation exercises based on experiences in particular places in the house and its residents. What is most significant is presented in these experiences as a teacher/artist and researcher. Among the objectives are to show and point out some classes developed for children and pre-adolescents in non-formal and online education, as well as to reflect on the practice of the art teacher/artist. The approach used is to seek to establish themes that are related to my practices as an artist/teacher, to select illustrated children's books related to these themes, observation, conversation and guidance on what surrounds us at home, in order to stimulate interest and practice. of the student. The results are reports, loaded with subjectivity, that reveal connections between my artistic works and the proposed classes developed, and a search for new stories and reflections on the teaching and learning of drawing. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Desenho Educação de crianças |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61177 |
Data do documento: | 12-Jul-2023 |
Término do Embargo: | 12-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Experiencias no ensino aprendizagem de desenho final.pdf Até 2025-07-12 | 848.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.