Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61181
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estilos de aprendizagem e influência no processo de ensino-aprendizagem: análise empírica na visão de estudantes de contabilidade
Título(s) alternativo(s): Learning styles and teaching-learning process: an empirical analysis in the vision of accounting students
Estilos de aprendizaje y la influencia en el proceso de enseñanza aprendizaje: análisis empírico en la visión de estudiantes de contabilidad
Autor(es): Laís Márcio de Souza
Bruna Camargos Avelino
Renata Turola Takamatsu
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em identificar os estilos de aprendizagem, ou seja, as diferentes preferências paraperceber e processar as informações, de discentes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Federal localizada em Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário, baseado no Índicede Estilos de Aprendizagem de Felder e Soloman (1991), totalizando 84 respostas válidas. Os resultados foram confrontados com as percepções obtidas também por outras pesquisas já realizadas. Observou-se que a amostra é composta por maioria de respondentes com preferências para os estilos de aprendizagem: ativo, visual, sensorial e sequencial, sendo que,em cada um desses polos,a intensidade leve foi a mais frequente entre os estudantes, exceto no âmbito sensorial, no qual a preferência moderada foi a mais comum. Dessa forma, infere-se que discussões sobre a melhoria no processo de ensino-aprendizagem em contabilidade podem ser fomentadas a partir do mapeamento dos estilos de aprendizagem, possibilitando torná-lo mais eficaz e significativo.
Abstract: The study aim was to identify the learning styles (the differentways ofperceiving and processing information), ofundergraduate students in Accounting from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Weappliedaquestionnairebased Felder and Silverman's Index of Learning Styles (1991) to 84 students. Results were confrontedwith the perceptions obtained by other researchers. The most common dominant learning styles were: Active; Sequential; Sensory; Visual. Also, most studentsarefairly well balancedon thetwo dimensionsof the scales, except for Sensory-Intuitivescale, in which most students has shown moderate preference for Sensory dimension. Mapping learning styles can help to improve accounting education, making the teaching-learningprocess more effective.
Assunto: Aprendizagem
Ensino
Contabilidade
Ensino Superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10850
URI: http://hdl.handle.net/1843/61181
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.periodicos.ufrn.br/ambiente
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Ambiente Contábil
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