Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61181
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLaís Márcio de Souzapt_BR
dc.creatorBruna Camargos Avelinopt_BR
dc.creatorRenata Turola Takamatsupt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T15:15:43Z-
dc.date.available2023-11-21T15:15:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage379pt_BR
dc.citation.epage400pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10850pt_BR
dc.identifier.issn21769036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61181-
dc.description.abstractThe study aim was to identify the learning styles (the differentways ofperceiving and processing information), ofundergraduate students in Accounting from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Weappliedaquestionnairebased Felder and Silverman's Index of Learning Styles (1991) to 84 students. Results were confrontedwith the perceptions obtained by other researchers. The most common dominant learning styles were: Active; Sequential; Sensory; Visual. Also, most studentsarefairly well balancedon thetwo dimensionsof the scales, except for Sensory-Intuitivescale, in which most students has shown moderate preference for Sensory dimension. Mapping learning styles can help to improve accounting education, making the teaching-learningprocess more effective.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo consiste em identificar os estilos de aprendizagem, ou seja, as diferentes preferências paraperceber e processar as informações, de discentes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Federal localizada em Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário, baseado no Índicede Estilos de Aprendizagem de Felder e Soloman (1991), totalizando 84 respostas válidas. Os resultados foram confrontados com as percepções obtidas também por outras pesquisas já realizadas. Observou-se que a amostra é composta por maioria de respondentes com preferências para os estilos de aprendizagem: ativo, visual, sensorial e sequencial, sendo que,em cada um desses polos,a intensidade leve foi a mais frequente entre os estudantes, exceto no âmbito sensorial, no qual a preferência moderada foi a mais comum. Dessa forma, infere-se que discussões sobre a melhoria no processo de ensino-aprendizagem em contabilidade podem ser fomentadas a partir do mapeamento dos estilos de aprendizagem, possibilitando torná-lo mais eficaz e significativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ambiente Contábilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherEnsino Superiorpt_BR
dc.titleEstilos de aprendizagem e influência no processo de ensino-aprendizagem: análise empírica na visão de estudantes de contabilidadept_BR
dc.title.alternativeLearning styles and teaching-learning process: an empirical analysis in the vision of accounting studentspt_BR
dc.title.alternativeEstilos de aprendizaje y la influencia en el proceso de enseñanza aprendizaje: análisis empírico en la visión de estudiantes de contabilidadpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.periodicos.ufrn.br/ambientept_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTILOS DE APRENDIZAGEM E INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.