Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoberto Fontes Iunespt_BR
dc.creatorManuela Villar Uribept_BR
dc.creatorJanet Bonilla Torrespt_BR
dc.creatorMarina Morgado Garciapt_BR
dc.creatorJuliana Alvares Teodoropt_BR
dc.creatorFrancisco de Assis Acurciopt_BR
dc.creatorAugusto Afonso Guerra Júniorpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T18:55:03Z-
dc.date.available2023-11-21T18:55:03Z-
dc.date.issued2019-06-03-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage6pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1186/s12939-019-0919-0pt_BR
dc.identifier.issn1475-9276pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61197-
dc.description.abstractAntecedentes: O debate bioético no mundo sobre quem deve pagar pela continuidade do tratamento pós-ensaios de pacientes que têm indicação médica permanece obscuro e introduz incertezas aos pacientes envolvidos nos ensaios. A continuidade do tratamento pós-ensaio só foi incorporada na década de 2000 pela Declaração de Helsínquia. A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, publicada em 2006, aponta que a continuidade pós-ensaio pode apresentar um escopo mais amplo do que apenas a disponibilidade do medicamento investigado. Na última versão desta Declaração, em 2013, foi afirmado que “antes do início do ensaio clínico, os financiadores, investigadores e governos dos países participantes na investigação devem fornecer acesso pós-ensaio a todos os participantes que ainda necessitem de um intervenção que foi identificada como benéfica. Esta informação também deve ser divulgada aos participantes durante o processo de consentimento informado”. Contudo, uma revisão sistemática sobre o registro de ensaios clínicos de fase III e IV, no site de ensaios clínicos, demonstrou que o entendimento das diversas diretrizes e resoluções é conflitante, gerando arestas no cenário pós-ensaio. Para as autoridades sanitárias dos países onde ocorrem os ensaios clínicos, as incertezas sobre a continuidade dos tratamentos geram lacunas no atendimento e processos judiciais contra os sistemas de saúde, que são obrigados a pagar pelos tratamentos, mesmo que não estejam incluídos na lista de medicamentos disponíveis à população. Métodos: Cinquenta e um representantes de organizações de saúde, judiciais, legislativas, de pacientes e acadêmicas de oito países da América Latina e da Coreia do Sul participaram de uma reunião no Chile, em 2017, para discutir a responsabilidade de a continuação do tratamento após ensaios clínicos. A partir de um caso hipotético de desenvolvimento de um novo medicamento e seus estudos de eficácia e segurança, os participantes, divididos em grupos, propuseram recomendações para o problema e apontaram os prós e os contras da adoção de cada recomendação. Os grupos foram, posteriormente, confrontados por um júri simulado e, por fim, emitida uma recomendação final para o problema. Em seguida, foi feita uma análise sobre o conteúdo das recomendações e os prós e contras na adoção de posições conservadoras ou liberais, além dos possíveis impactos de uma regulamentação restritiva à realização de ensaios clínicos, apontados pelos grupos, antes e depois do simulado júri. Resultados: O tema foi amplamente discutido e cerca de 12 recomendações foram propostas pelos participantes. Os principais levaram em consideração aspectos relacionados aos direitos dos pacientes, aos fatores econômicos e ao desenvolvimento de novas tecnologias, acima da posição da indústria e dos institutos de pesquisa, bem como à legislação vigente em cada país. Conclusão: Os países da América Latina e da Coreia do Sul, atualmente, não possuem leis que abordem os direitos dos pacientes, além disso, não há definição sobre quem deve ser responsável pelos tratamentos pós-ensaio. Sugere-se que a Organização Mundial da Saúde emita uma resolução recomendando que todos os países associados determinem que as indústrias farmacêuticas e de dispositivos médicos, ou aquelas que as patrocinaram, continuem a fornecer tratamento a todos os pacientes que participaram de ensaios clínicos e que tenham indicação médica para a continuidade.pt_BR
dc.description.resumoBackground: The bioethical debate in the world on who should pay for the continuity of post-trials treatment of patients that have medical indication remains obscure and introduces uncertainties to the patients involved in the trials. The continuity of post-trial treatment was only incorporated in the 2000s by the Helsinki Declaration. The Universal Declaration on Bioethics and Human Rights, published in 2006, points out that post-trial continuity may present a broader scope than just the availability of the investigated medicine. In the latest version of this Declaration, in 2013, it was stated that “prior to the start of the clinical trial, funders, researchers and governments of the countries participating in the research should provide post-trial access for all participants who still require an intervention that was identified as beneficial. This information should also be disclosed to participants during the informed consent process”. However, a systematic review on the registration of phase III and IV clinical trials, from the clinical trials website, demonstrated that the understanding of the various guidelines and resolutions is conflicting, generating edges in the post-trial setting. For the health authorities of countries where clinical trials take place, the uncertainties about the continuity of the treatments generate gaps in care and legal proceedings against health systems, which are forced to pay for the treatments, even if they are not included in the list of medicines available to the population. Methods: Fifty-one representatives from the health, judicial, legislative, patient and academic organizations of eight countries of Latin American and South Korea took part in a meeting in Chile, in 2017, to discuss the responsibility of the treatment continuation after clinical trials. From a hypothetical case of development of a new drug and its studies of efficacy and safety, the participants, divided in groups, proposed recommendations for the problem and pointed out the pros and cons of adopting each recommendation. The groups were, afterwards, confronted by a simulated jury and, finally, issued a final recommendation for the problem. Then, an analysis was made on the content of the recommendations and the pros and cons in adopting conservative or liberal positions, besides the possible impacts of a restrictive regulation regarding the conduction of clinical trials, pointed out by the groups, before and after the simulated jury. Results: The theme was widely discussed and about 12 recommendations were proposed by the participants. The main ones took into account aspects related to patients’ rights, economic factors and the development of new technologies, above the position of industry and research institutes, as well as the legislation in force in each country. Conclusion: The countries of Latin America and South Korea, currently, do not have laws that address patients’ rights, moreover, there is no definition on who should be responsible for post-trial treatments. It is suggested that the World Health Organization issue a resolution recommending that all associated countries determine that the pharmaceutical and medical device industries, or those that sponsored it, should continue to provide treatment to all patients who participated in clinical trials and have medical indication to the continuity.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofInternational Journal for Equity in Health-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquitypt_BR
dc.subjectTreatment of patientspt_BR
dc.subjectPost-trial accesspt_BR
dc.subject.otherEquidadept_BR
dc.subject.otherPacientespt_BR
dc.subject.otherEnsaio clínicopt_BR
dc.subject.otherDireitos do pacientept_BR
dc.titleWho should pay for the continuity of posttrial health care treatments?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Who should pay for the continuity of posttrial health care treatments.pdf324.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.