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Tipo: Tese
Título: Efeitos da interação entre variações polimórficas dos genes COMT e DRD2 na aprendizagem motora e na comunicação corticocortical
Autor(es): Nathálya Gardênia de Holanda Marinho Nogueira
primer Tutor: Guilherme Menezes Lage
primer Co-tutor: Paula Luciana Scalzo
primer miembro del tribunal : Maicon Rodrigues de Albuquerque
Segundo miembro del tribunal: Samuel Penna Wanner
Tercer miembro del tribunal: Cássio de Mirando Meira Junior
Cuarto miembro del tribunal: Gustavo de Conti Teixeira Costa
Resumen: Estudos mostram que a memória operacional (MO) desempenha um papel importante no estágio inicial da aprendizagem de sequência motora. Esse papel se altera em decorrência da prática de uma habilidade motora, pois à medida que se pratica uma determinada habilidade motora, observam-se mudanças nos processos executivos frontais e uma redução na comunicação corticocortical. Diversos fatores, incluindo o conteúdo genético, podem influenciar a MO e a aprendizagem de sequência motora. Dessa forma, faz-se necessário investigar a interação de variações genéticas em dois genes relacionados à dopamina, COMT (polimorfismo Val158Met) e DRD2/ANKK1 (polimorfismo TaqIA), bem como seus respectivos "alelos de alto desempenho" (Met-COMT e A2-DRD2), e sua relação com a comunicação corticocortical e a aprendizagem de sequência motora, especialmente no estágio inicial da prática e nos testes de aprendizagem. Este estudo teve como objetivo principal investigar os efeitos da interação de variações polimórficas dos genes COMT e DRD2 na aprendizagem motora e na comunicação corticocortical. Participaram deste estudo 66 universitários de ambos os sexos, destros, inexperientes na tarefa e com média de idade de 25 ± 5,39 anos. Quatro grupos experimentais foram formados a partir da definição de um fator independente baseado no número de alelos associados ao alto desempenho que cada indivíduo carrega. Com base no número de alelos Met-COMT e A2-DRD2, os participantes foram classificados como portadores de um, dois, três ou quatro alelos de alto desempenho. A tarefa motora consistiu em pressionar uma sequência de teclas em um teclado numérico com tempos absolutos e relativos pré-determinados. Durante a fase de aquisição, os participantes realizaram 120 tentativas da tarefa motora em três diferentes tempos totais: 700, 900 e 1.100 ms, sendo os tempos relativos mantidos constantes em todas as tentativas, com fornecimento de conhecimento de resultados (CR). Após 24 horas, foram realizados dois testes de aprendizagem com 12 tentativas cada, sem fornecimento de CR. A atividade elétrica cortical foi registrada durante toda a prática e os testes de aprendizagem por meio de um aparelho de eletroencefalografia. O desempenho motor foi avaliado por meio dos erros absoluto, relativo e global, enquanto a comunicação corticocortical foi medida pela coerência. Análises de variância (ANOVAs) foram conduzidas. Os resultados indicaram que o grupo com quatro alelos de alto desempenho apresentou um desempenho inferior no momento inicial da fase de aquisição para a variável erro absoluto. No entanto, esse grupo apresentou uma maior mudança do início para o final da fase de aquisição, com uma significativa redução no erro para a mesma variável. Além disso, não foram encontradas diferenças significantes entre os grupos no planejamento para a fase de aquisição e nos testes de aprendizagem para a variável coerência. Este estudo adotou diferentes níveis de análise, abrangendo aspectos comportamentais, eletrofisiológicos e moleculares. Os resultados estabeleceram uma associação entre o escore genético dos alelos relacionados à neurotransmissão de dopamina e o desempenho motor. Esses achados parecem sugerir a viabilidade de empregar um escore genético para investigar influências genéticas em um sistema complexo, como a neurotransmissão de dopamina, que desempenha um papel crucial tanto na cognição quanto na aprendizagem motora.
Asunto: Aprendizagem motora
Capacidade motora
Eletroencefalografia
Catecol O-metiltransferase
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61213
Fecha del documento: 11-ago-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



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