Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61227
Tipo: Artigo de Evento
Título: A importância da recepção de calouros e o impacto na formação acadêmica. O caso de sucesso da escola de engenharia da UFMG: o Engenharia Recebe
Título(s) alternativo(s): The relevance of the freshmen welcome reception and its consequences in the academic formation. The success case of the school of engineering of UFMG: the Engenharia Recebe
Autor(es): Ana Paula Pereira Theobald
Alessandro Fernandes Moreira
Joanna Pinheiro Rodrigues
Karine Fernandes Brandão
Magno Corrêa de Morais Costa
Rayssa Sarah de Oliveira Guimarães
Resumen: Nos últimos anos, várias medidas têm sido tomadas para transformar o ensino de engenharia no Brasil, adaptando-o para uma estrutura que permita uma participação mais efetiva do aluno no processo de ensino-aprendizagem, bem como uma melhor relação entre discentes, docentes e instituição. Nesse sentido, vários estudos têm sido realizados para entender as "dores dos estudantes" e, assim, as causas dos altos índices de evasão e tempo de integralização dos cursos de engenharia. O acolhimento no ano de ingresso tem se mostrado com grande potencial para mitigar as dificuldades de integração do aluno e, consequentemente, impactar em toda sua trajetória acadêmica e influenciar fortemente na decisão de permanecer ou não na Graduação. Neste contexto, este trabalho apresenta o "Engenharia Recebe", evento de recepção de calouros oficial da Escola de Engenharia da UFMG, realizado por alunos para alunos, que vêm ocorrendo desde 2012. Serão apresentadas informações sobre os conceitos que fundamentam este evento de recepção e sua estruturação. O Engenharia Recebe vem promovendo a integração social, espacial e acadêmica do aluno ao longo dos anos, e, assim, incentivando o estudante, desde seu ingresso na instituição, a criar laços com a Universidade e com a Escola de Engenharia, tornando-se uma atividade fundamental para sua formação em Engenharia.
Abstract: In the last twenty years, several projects have been taken towards to engineering education transformation in Brazil, looking for a new curriculum that allows more effective student participation in the teaching-learning process, as well as a better relationship between students, teachers and the institution. On this way, several studies have been carried out to understand the “students difficulties” and the causes of the high dropout rates and time spent on engineering graduation. Freshmen reception event has been demonstrated to have great potential to mitigate the social integration difficulties among the students and, consequently, to impact on his entire academic trajectory and strongly influence the decision to remain or not in your major program. In this context, this work presents the “Engenharia Recebe”, the official freshmen reception event of the School of Engineering of UFMG, which is carried out by students for students, that have been taking place since 2012. Information about the main concepts behind its fundamentals and structure are presented. Engenharia Recebe has been promoting the student's social, spatial and academic integration over the years, and, therefore, encouraging the student, since entering the institution, to create links with the University and the School of Engineering, becoming a fundamental activity for his formation in Engineering.
Asunto: Acolhimento
Pertencimento
Estudantes universitários
Engenharia - estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.37702/COBENGE.2020.2954
URI: http://hdl.handle.net/1843/61227
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE)
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.