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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise do impacto do programa ENG200 na construção de um ambiente favorável para mudanças educacionais
Título(s) alternativo(s): Analisys of the ENG200 program influence on the building of a favorable environment for educational changes
Autor(es): Alessandro Fernandes Moreira
Karine Fernandes Brandão
Ana Paula Pereira Theobald
Hanna Rodrigues
Maria Luiza Coelho Rodrigues
Karenina Favoreto Pessi
Resumen: Este trabalho apresenta a análise do impacto do Programa de Inovação para Educação em Engenharia (Programa ENG200), criado em 2012 para construir um ambiente favorável para mudanças educacionais na Escola de Engenharia da UFMG (EEUFMG). A partir do o conceito de impacto, definido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como "efeitos de longo-prazo, positivos ou negativos, primários ou secundários, produzidos por uma intervenção de desenvolvimento, direta ou indiretamente, intencional ou involuntariamente", realizou-se uma pesquisa com discentes e servidores docentes e técnicos-administrativos da EEUFMG, por meio de formulários virtuais, com o objetivo de mensurar os impactos específicos de três projetos do Programa ENG200 (Engenharia Recebe, Projeto Desafio de Introdução à Engenharia e Ruptura UFMG), além dos impactos gerais do Programa. Os dados coletados a partir desses formulários são discutidos neste trabalho, buscando envolver todo o contexto que guiou o Programa em seus anos de atuação, bem como correlacionar essa atuação com a inovação, o protagonismo estudantil e as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) das Engenharias, norteadores do Programa ENG200.
Abstract: This paper presents the analysis of the influence of the Innovation Program for Engineering Education (ENG200 Program), founded in 2012 to build a favorable environment for educational changes at the School of Engineering of UFMG (EEUFMG). Based on the concept of impact, defined by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) as “long-term effects, positive or negative, primary or secondary, produced by a development intervention, directly or indirectly, intentionally or involuntarily”, a survey was carried out with EEUFMG students, faculty and technical-administrative staff, through online forms, with the objective of measuring the specific impacts of three ENG200 Program projects (Engenharia Recebe, Challenge Project of Introduction to Engineering and Ruptura UFMG), in addition to the general influences of the Program. The data collected from these forms are discussed in this paper, seeking to involve the entire context that guided the Program in its years of operation, as well as to correlate its performance with innovation, student leadership and the National Curricular Guidelines (DCNs) of Engineering, guiding principles of the ENG200 Program.
Asunto: Empreendedorismo
Educação
Engenharia - estudo e ensino
Inovaçãoes tecnológicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.37702/2175-957X.COBENGE.2021.3582
URI: http://hdl.handle.net/1843/61229
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE)
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