Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61231
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Emotional speech prosody: how readers of different educational levels process pragmatic aspects of reading aloud
Título(s) alternativo(s): Prosódia da fala emotiva: como leitores de diferentes níveis de escolaridade processam aspectos pragmáticos na leitura em voz alta
Autor(es): Alcione de Jesus Santos
Rui Rothe-Neves
Virgínia Silveira Baldow
Vera Pacheco
Resumo: In order to correlate reading proficiency and prosodic aspects, we characterized the reading aloud of readers at different levels of education regarding the acoustic behavior of target phrases under the scope of basic emotions: joy, anger and sadness, as well as in a neutral way. We seek to show how these different reader profiles process pragmatic aspects of the written text. For this, we produced texts whose semantic contexts incited the aforementioned emotions. Texts were read aloud and recorded for acoustic analysis. Raw scores were statistically analyzed. The statistical test showed significant differences across the different emotions, as well as between different emotions and the neutral form, for more schooled individuals. We found that acoustic values of F0, intensity and speech rate are significantly increased in emotions such as joy and anger and decreased in sadness.
Abstract: A fim de correlacionar proficiência leitora e aspectos prosódicos, caracterizou-se a leitura em voz alta de leitores em diferentes níveis de escolaridade quanto ao comportamento acústico de frases alvo sob o escopo das emoções básicas alegria, raiva e tristeza, bem como na forma neutra. Buscou-se mostrar como estes diferentes perfis de leitores processam aspectos pragmáticos do texto escrito. Para isso, foram produzidos textos cujos contextos semânticos incitavam as emoções supracitadas. Os textos foram lidos em voz alta e gravados para análise acústica. Os escores brutos foram submetidos a análises estatísticas. O teste estatístico evidenciou diferenças significativas entre as diferentes emoções, bem como entre as diferentes emoções e a forma neutra, para indivíduos mais escolarizados. Verificamos que valores acústicos de F0, de intensidade e de taxa de elocução são significativamente aumentados em emoções como a alegria e a raiva e diminuídos na tristeza.
Assunto: Leitura oral
Prosódia
Emoções
Fonética acústica
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460X202258945
URI: http://hdl.handle.net/1843/61231
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/delta/a/Vcmp75gSbpHZnTZhvSHrTVk/#
metadata.dc.relation.ispartof: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
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