Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61231
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlcione de Jesus Santospt_BR
dc.creatorRui Rothe-Nevespt_BR
dc.creatorVirgínia Silveira Baldowpt_BR
dc.creatorVera Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T21:13:26Z-
dc.date.available2023-11-21T21:13:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume38pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1678-460X202258945pt_BR
dc.identifier.issn1678-460Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61231-
dc.description.abstractA fim de correlacionar proficiência leitora e aspectos prosódicos, caracterizou-se a leitura em voz alta de leitores em diferentes níveis de escolaridade quanto ao comportamento acústico de frases alvo sob o escopo das emoções básicas alegria, raiva e tristeza, bem como na forma neutra. Buscou-se mostrar como estes diferentes perfis de leitores processam aspectos pragmáticos do texto escrito. Para isso, foram produzidos textos cujos contextos semânticos incitavam as emoções supracitadas. Os textos foram lidos em voz alta e gravados para análise acústica. Os escores brutos foram submetidos a análises estatísticas. O teste estatístico evidenciou diferenças significativas entre as diferentes emoções, bem como entre as diferentes emoções e a forma neutra, para indivíduos mais escolarizados. Verificamos que valores acústicos de F0, de intensidade e de taxa de elocução são significativamente aumentados em emoções como a alegria e a raiva e diminuídos na tristeza.pt_BR
dc.description.resumoIn order to correlate reading proficiency and prosodic aspects, we characterized the reading aloud of readers at different levels of education regarding the acoustic behavior of target phrases under the scope of basic emotions: joy, anger and sadness, as well as in a neutral way. We seek to show how these different reader profiles process pragmatic aspects of the written text. For this, we produced texts whose semantic contexts incited the aforementioned emotions. Texts were read aloud and recorded for acoustic analysis. Raw scores were statistically analyzed. The statistical test showed significant differences across the different emotions, as well as between different emotions and the neutral form, for more schooled individuals. We found that acoustic values of F0, intensity and speech rate are significantly increased in emotions such as joy and anger and decreased in sadness.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReading proficiencypt_BR
dc.subjectProsodypt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subject.otherLeitura oralpt_BR
dc.subject.otherProsódiapt_BR
dc.subject.otherEmoçõespt_BR
dc.subject.otherFonética acústicapt_BR
dc.titleEmotional speech prosody: how readers of different educational levels process pragmatic aspects of reading aloudpt_BR
dc.title.alternativeProsódia da fala emotiva: como leitores de diferentes níveis de escolaridade processam aspectos pragmáticos na leitura em voz altapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/delta/a/Vcmp75gSbpHZnTZhvSHrTVk/#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7364-9212pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8896-8862pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2474-7091pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7986-7701pt_BR
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