Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61243
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma experiência interrompida: o Colégio Integrado do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (1971)
Título(s) alternativo(s): An interrupted experiment: the Colégio Integrado do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (1971)
Autor(es): Alessandra Soares Santos
Resumen: O artigo aborda a experiência do Colégio Integrado do Centro Pedagógico da UFMG, realizada em 1971, a partir de uma perspectiva que buscou compreender tanto a dinâmica interna desta instituição escolar, quanto sua relação com a política educacional estabelecida pela ditadura civil-militar. O Colégio Integrado propôs uma estrutura e um currículo próprio que pretendeu representar uma das possibilidades mais arrojadas de ensino e, ao mesmo tempo, se adequar às novas demandas da reforma do ensino de 1º e 2º graus que estava em discussão em nível federal e que viria a ser oficializada no ano seguinte. Entretanto, esta experiência foi interrompida pela proposta de profissionalização obrigatória prevista na lei e também pelas circunstâncias internas à universidade. Concluímos que esta experiência se juntou a outras do mesmo período que, pretendendo inovar o ensino secundário, não foi capaz de superar os entraves de um sistema educacional conservador e pragmático.
Abstract: The article discusses the experience of the Colégio Integrado do Centro Pedagógico da UFMG, held in 1971, soughtting to understand the school dynamics, as well as its relationship with the educational policy established by the Brazilian civilmilitary dictatorship. The Colégio Integrado was planned with its own structure and curriculum, that intended to represent one of the most daring possibilities of teaching and to adjust with new demands of the Brazilian 1st and 2nd degrees education reform at the federal level, which became official by the following year. However, this experience was interrupted by a mandatory professionalization proposal, created by a new law, as well as by university internal circumstances. We conclude that this experience was joined by the others in the same period that had intend to innovate high school education. But them were not able to overcome some obstacles of a conservative and pragmatic educational system.
Asunto: Educação - História
Reforma do ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-61
URI: http://hdl.handle.net/1843/61243
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/64735
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de História da Educação
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