Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61243
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dc.creatorAlessandra Soares Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-11-22T00:02:46Z-
dc.date.available2023-11-22T00:02:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage25pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/che-v21-2022-61pt_BR
dc.identifier.issn1982-7806pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61243-
dc.description.abstractThe article discusses the experience of the Colégio Integrado do Centro Pedagógico da UFMG, held in 1971, soughtting to understand the school dynamics, as well as its relationship with the educational policy established by the Brazilian civilmilitary dictatorship. The Colégio Integrado was planned with its own structure and curriculum, that intended to represent one of the most daring possibilities of teaching and to adjust with new demands of the Brazilian 1st and 2nd degrees education reform at the federal level, which became official by the following year. However, this experience was interrupted by a mandatory professionalization proposal, created by a new law, as well as by university internal circumstances. We conclude that this experience was joined by the others in the same period that had intend to innovate high school education. But them were not able to overcome some obstacles of a conservative and pragmatic educational system.pt_BR
dc.description.resumoO artigo aborda a experiência do Colégio Integrado do Centro Pedagógico da UFMG, realizada em 1971, a partir de uma perspectiva que buscou compreender tanto a dinâmica interna desta instituição escolar, quanto sua relação com a política educacional estabelecida pela ditadura civil-militar. O Colégio Integrado propôs uma estrutura e um currículo próprio que pretendeu representar uma das possibilidades mais arrojadas de ensino e, ao mesmo tempo, se adequar às novas demandas da reforma do ensino de 1º e 2º graus que estava em discussão em nível federal e que viria a ser oficializada no ano seguinte. Entretanto, esta experiência foi interrompida pela proposta de profissionalização obrigatória prevista na lei e também pelas circunstâncias internas à universidade. Concluímos que esta experiência se juntou a outras do mesmo período que, pretendendo inovar o ensino secundário, não foi capaz de superar os entraves de um sistema educacional conservador e pragmático.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de História da Educação-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistória das instituições educacionaispt_BR
dc.subjectReforma do ensino de 1º e 2º grauspt_BR
dc.subject.otherEducação - Históriapt_BR
dc.subject.otherReforma do ensinopt_BR
dc.titleUma experiência interrompida: o Colégio Integrado do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (1971)pt_BR
dc.title.alternativeAn interrupted experiment: the Colégio Integrado do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (1971)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/64735pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8396-9452pt_BR
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