Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61268
Type: Dissertação
Title: Participação em casa, na escola e na comunidade de crianças nascidas prematuras
Authors: Lorena Azevedo Correia
First Advisor: Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza
First Referee: Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra
Second Referee: Maíra Ferreira do Amaral
Abstract: Recém-nascidos prematuros apresentam morbidade perinatal elevada estão mais susceptíveis a desenvolver déficits neurológicos, atrasos no desenvolvimento motor, cognitivo, linguagem e comportamento. Essas alterações podem ser barreiras para o desempenho de atividades ocupacionais características da criança, e como consequência influência em sua participação social. Até o momento, os resultados de estudos têm-se concentrado no impacto da prematuridade nas estruturas e funções do corpo, e nos componentes de habilidades, sem ponderar sobre a participação das crianças nos diferentes contextos. O objetivo geral deste estudo foi avaliar o impacto da prematuridade na participação de crianças entre 5 a 7 anos de idade. Em específico: (a) descrever a participação de crianças prematuras de 5 a 7 anos de idade nos contextos domiciliar, escolar e da comunidade; (b) comparar a participação entre crianças prematuras e crianças com desenvolvimento típico de 5 a 7 anos de idade. O estudo caracteriza-se por natureza quantitativa, do tipo observacional transversal. Amostra composta pelas mães de crianças nascidas em 2014-2017 no Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte/MG, divididas em dois grupos, 30 mães de nascidos prematuramente com idade gestacional menor ou igual a 32 semanas e com peso menor ou igual a 1.500 gramas e 30 mães de nascidos à termo, com idade gestacional maior ou igual a 37 semanas e peso acima de 2.500 gramas. Em razão da pandemia da Covid-19, a pesquisa ocorreu em ambiente online. Os instrumentos de coleta de dados foram Ficha de caracterização do participante, Critério de Classificação Econômica, PEM-CY. Análises descritivas foram utilizadas para caracterizar a amostra quanto às variáveis. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar as porcentagens, em cada contexto avaliado pelo PEM-CY. O nível de significância adotado para todas as análises será de α=0,05. As crianças que nasceram a termo apresentaram maior frequência na participação nas atividades em casa em relação as crianças pré-termo. Em relação ao nível de envolvimento do contexto da comunidade, crianças a termo apresentaram maior nível de envolvimento nas atividades quando comparadas as prematuras. Desejo de mudança dos pais, no contexto escolar, para crianças prematuras também apresentou significância quando comparada as crianças a termo. Para que as crianças participem das atividades de casa, na escola e comunidade, os pais precisam estar integrados as demandas daquele contexto e devem possibilitar maior vivências de suas crianças em um repertório de atividades. Quando necessário, pais devem recorrer a profissionais capacitados para auxiliar na participação de sua criança nas atividades com o propósito de ajudá-los a alcançar os resultados desejados que apoiem a saúde e a sua participação para afetar positivamente seu bem-estar e sua satisfação de vida.
Abstract: Premature newborns have high perinatal morbidity and are more likely to develop neurological deficits, delays in motor, cognitive, language and behavior development. These alterations can be barriers to the performance of occupational activities characteristic of the child, and consequently influence their social participation. So far, the results of studies have focused on the impact of prematurity on body structures and functions, and on skill components, without considering children's participation in different contexts. The general objective of this study was to evaluate the impact of prematurity on the participation of children between 5 and 7 years old. Specifically: (a) describe the participation of premature children aged 5 to 7 years in home, school and community contexts; (b) compare participation between preterm and typically developing children aged 5 to 7 years. The study is characterized by a quantitative, observational cross-sectional nature. Sample composed of mothers of children born in 2014-2017 at Hospital Sofia Feldman in Belo Horizonte/MG, divided into two groups, 30 mothers of prematurely born children with gestational age less than or equal to 32 weeks and weighing less than or equal to 1,500 grams and 30 mothers of full-term infants, with gestational age greater than or equal to 37 weeks and weighing more than 2,500 grams. Due to the Covid-19 pandemic, the survey took place online. The data collection instruments were the participant's characterization form, Economic Classification Criteria, PEM-CY. Descriptive analyzes were used to characterize the sample in terms of variables. The Mann-Whitney test was used to compare the percentages in each context evaluated by the PEM-CY. The significance level adopted for all analyzes will be α=0.05. Children who were born at term were more likely to participate in activities at home compared to preterm children. Regarding the level of involvement in the community context, full-term children showed a higher level of involvement in activities when compared to premature ones. Desire for parents to change, in the school context, for premature children was also significant when compared to full-term children. In order for children to participate in activities at home, at school and in the community, parents need to be integrated with the demands of that context and should enable their children to have more experiences in a repertoire of activities. When necessary, parents should enlist trained professionals to assist with their child's participation in activities with the purpose of helping them achieve desired outcomes that support health and their participation to positively affect their well-being and life satisfaction.
Subject: Crianças
Prematuros
Desenvolvimento infantil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/61268
Issue Date: 10-May-2023
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