Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61345
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dc.creatorRafael Guimarães Tavares da Silvapt_BR
dc.creatorTeodoro Rennó Assunçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T14:57:09Z-
dc.date.available2023-11-24T14:57:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage36pt_BR
dc.citation.epage57pt_BR
dc.identifier.doi10.35699/2317-2096.2022.36911pt_BR
dc.identifier.issn2317-2096pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61345-
dc.description.abstractIn order to revisit the reception of the first book by the young philologist Friedrich Nietzsche, The Birth of Tragedy from the Spirit of Music, published in 1872, we depart from some of the main issues at stake for the field of Altertumswissenschaft (Science of Antiquity) in the second half of the 19th century. After exploring important references for the modern foundation of this field (mainly Friedrich August Wolf), we approach the main documents published at the time of the controversy surrounding Nietzsche’s debut book and explain some developments from this violent debate: in our view, Wilamowitz’s criticisms to Nietzsche’s philological approach, pejoratively named Zukunftsphilologie (philology of the future), as well as Rohde’s to Wilamowitz, referring to an Afterphilologie (retrograde philology), together also with Wagner’s and Nietzsche’s own reflections, can still give rise to thinking about the potential of this field for a critical and creative action in the present.pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de revisitar a recepção do primeiro livro do então jovem filólogo Friedrich Nietzsche, O nascimento da tragédia a partir do espírito da música, publicado em 1872, partimos de algumas das principais questões em jogo para o campo da chamada Altertumswissenschaft (Ciência da Antiguidade) na segunda metade do século XIX. Após explicitar referências importantes para a fundação moderna desse campo (principalmente Friedrich August Wolf), abordamos os principais documentos publicados na época da polêmica em torno ao livro de estreia de Nietzsche e explicitamos alguns desdobramentos desse violento debate: a nosso ver, as críticas de Wilamowitz à abordagem filológica de Nietzsche, pejorativamente batizada de Zukunftsphilologie (filologia do futuro), bem como as que Rohde faz a Wilamowitz, referindo-se a uma Afterphilologie (filologia retrógrada), junto com as reflexões de Wagner e as do próprio Nietzsche, ainda podem dar a pensar sobre o potencial desse campo para uma ação crítica e criativa no presentept_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAletria: revista de estudos de literaturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistória dos estudos clássicospt_BR
dc.subjectFilologiapt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectWilamowitzpt_BR
dc.subject.otherNietzsche, Friedrich Wilhelm - 1844 -1900 - Critica e interpretação.pt_BR
dc.subject.otherWilamowitz-Mollendorff, Ulrich von - Critica e interpretação.pt_BR
dc.subject.otherFilologiapt_BR
dc.titlePor uma filologia do futuro:o que resta da polêmica entre Wilamowitz e o círculo de Nietzsche para os Estudos Clássicos hoje?pt_BR
dc.title.alternativeFor a Philology of the Future:What Does Remain of the Controversy Between Wilamowitz and Nietzsche’s Circle for Classical Studies Today?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/36911pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8985-8315pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3349-0643pt_BR
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