Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61413
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diálogos entre a extensão e a metodologia de paulo freire: ações do programa "Aproxime-se" durante a pandemia de COVID-19
Autor(es): Ramiro Barboza de Oliveira
Gabriel Amorim Braga
Maria Augusta Rodrigues de Oliveira
Nathalia Oliveira Costa
Resumo: O presente relato de experiência visa estabelecer conexões entre a extensão universitária e a metodologia defendida por Paulo Freire. Para isso, serão discutidas as formas como o Programa “Aproxime-se”, do Centro de Apoio à Educação à Distância (CAED) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou suas ações nas edições de 2020 e 2021 durante o isolamento social. Após a declaração de estado de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), surgiram desafios e, dessa forma, a metodologia de atuação e o processo de trabalho precisaram ser aprimoradas e adaptadas para o contexto remoto. Assim, as novas práticas vivenciadas são relevantes para o cenário atual da extensão, reforçando também a importância da continuidade do “Aproxime-se” para manter o vínculo com a comunidade.
Abstract: The present experience story aims to establish connections between University Extension and the principles defended by Paulo Freire. To this end, it will be discussed how the “Aproximese” Program of the Distance Education Support Center from the Federal University of Minas Gerais conducted its activities in the 2020 and 2021 editions during social isolation. After the declaration of a worldwide pandemic by The World Health Organization challenges emerged and the way of acting and work process needed to be improved and fully adapted to a remote format. Therefore, the new information generated are relevant to the current scenario of extension, also reinforcing the importance of the maintenance of the “Aproxime-se” to keep the bond with the community.
Assunto: Educação Popular
Freire, Paulo - Método de Educação
Extensão Universitária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61413
Data do documento: 16-Ago-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/1925
metadata.dc.relation.ispartof: Extramuros
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.