A humanização em saúde no ensino odontológico no Brasil
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Universidade Federal de Minas Gerais
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Tese de doutorado
Título alternativo
Humanization in health in dental education in Brazil
Primeiro orientador
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Resumo
Objetivou-se nesse estudo avaliar a inserção e desenvolvimento do tema
Humanização no Projeto Político Pedagógico de instituições de natureza jurídica,
pública e privada, que ofertam o curso de Odontologia no Brasil. A razão para esta
pesquisa nasceu dos resultados obtidos na dissertação de mestrado, que mostraram
que a abordagem da humanização no ensino odontológico por vezes é deficiente,
resultando em pouca prática de humanização no atendimento em saúde. Por isso,
faz-se necessário uma avaliação curricular dos cursos de Odontologia do país para
identificar como o tema é trabalhado durante a formação de forma transversal. Este
estudo utilizou o método qualitativo de caráter descritivo e exploratório com um
corpus documental compreendido de 100 projetos políticos pedagógicos de cursos
de Odontologia brasileiros (68 privadas; 32 públicas). Estes projetos foram obtidos
por meio de consultas ao website das instituições ou contatos por e-mail com
coordenadores dos cursos de todas as faculdades de Odontologia identificadas no
cadastro e-MEC. Os referenciais teóricos para elaboração da matriz analítica para
extração dos dados foram: ´´Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de
graduação em Odontologia´´ e ´´Diretrizes da Política Nacional de Humanização´´.
Para leitura de exploração do corpus documental, utilizou-se a matriz analítica para
extração dos dados primários, divididos em três temas: Sujeito do cuidado;
Organização e gestão do cuidado; e Direito à saúde. Dentro de cada tema, suas
respectivas categorias: Acolhimento e Clínica ampliada compartilhada; Ambiência e
Gestão participativa e cogestão; Direito e defesa dos usuários. Para análise dos
achados, realizou-se análise de documental a partir da análise de conteúdo. O
trabalho de desenvolver o perfil humanístico do egresso tem que ser transversal.
Assim, considera-se um currículo inovador aquele cuja proposta educacional busque
superar a fragmentação das disciplinas teóricas e práticas, no processo de ensinoaprendizagem.
Abstract
The objective of this study was to evaluate the insertion and development of the
Humanization theme in the Political Pedagogical Project of public and private legal
institutions that offer the Dentistry course in Brazil. The reason for this research was
born from the results obtained from my master's research carried out at the
Universidade Federal de Minas Gerais. The findings of this study showed that the
humanization approach in dental education is sometimes deficient, which leads to the
lack and practice of reflection on humanization in health care. Therefore, it is
necessary to carry out a curricular evaluation of the dentistry courses in the country
to identify how the topic is worked on during training in a transversal way. This study
used a qualitative descriptive and exploratory method with a documentary corpus
(n=100 projects). Three surveys were carried out in the e-MEC Registry to survey the
number of Dentistry courses offered in Brazil. The theoretical frameworks for the
elaboration of the analytical matrix for data extraction were: ´´National Curriculum
Guidelines for the undergraduate course in Dentistry´´ and ´´Guidelines of the
National Humanization Policy´´. In order to explore the documentary corpus, the
analytical matrix was used to extract primary data, divided into three themes: Subject
of care; Organization and management of care; and Right to health. Within each
theme, their respective categories: Reception and shared extended clinic; Ambience
and participatory management and co-management; User rights and defense. To
analyze the findings, a document analysis was performed based on content analysis.
The work of developing the humanistic profile of the graduate has to be transversal.
Thus, an innovative curriculum is considered to be one whose educational proposal
seeks to overcome, between theory and practice, the fragmentation of disciplines in
the teaching-learning process.
Assunto
Assistência integral à saúde, Currículo, Educação em odontologia, Universidades, Humanização da assistência
Palavras-chave
Assistência integral à saúde, Educação em odontologia, Currículo, Ensino superior, Humanização da assistência, Humanização