Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61428
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cadernos de turma de matemática da Educação de Jovens e Adultos: perspectivas do ensino de álgebra
Título(s) alternativo(s): Adult and Youth Education Mathematics class notebook: perspectives of teaching algebra
Autor(es): Ana Rafaela Correia Ferreira
Guilherme Silva Vieira
Resumen: Este artigo refere-se ao ensino de Álgebra na Educação de Jovens e Adultos do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – 2° segmento do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Buscamos refletir sobre como se deu o ensino de Álgebra em uma turma desse curso, ofertada no período de 2012 a 2014, por meio das práticas pedagógicas registradas pelos docentes. Para isso, tomamos como fonte os cadernos de turma da área de Matemática dos professores que atuaram nesses cursos. Estes cadernos são o meio pelo qual os professores descrevem suas aulas e as intervenções pedagógicas adotadas. É importante mencionar que os professores que atuam nesse curso são bolsistas, estudantes dos cursos de licenciatura, e são orientados por docentes da Universidade. Resultados apontam que a Aritmética e a Álgebra aparecem de forma inter-relacionada, demonstrando que o uso de sequências recursivas e não recursivas pode ser uma prática interessante para introduzir a Álgebra aos estudantes do projeto de Educação de Jovens e Adultos
Abstract: This article refers to the teaching of Algebra in Adult and Youth Education of the Young and Adult Elementary Education Project – 2nd segment of the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais. We want to think about how Algebra was taught in a class of this course, offered from 2012 to 2014, through the pedagogical practices recorded by the teachers. For this, we take as a source the class notebooks of the Mathematics area of the teachers who worked in these courses. These notebooks are the means through which teachers describe their classes and the pedagogical interventions adopted. It is important to mention that the teachers who work in these courses are scholarship holders, undergraduate students, and oriented by professors from the University. Results show that Arithmetic and Algebra appear interrelated way, demonstrating that the use of recursive and non-recursive sequences can be an interesting practice to introduce Algebra to Adult and Youth Education students.
Asunto: Educação de jovens e adultos
Matemática - Estudo e ensino
Álgebra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5615
URI: http://hdl.handle.net/1843/61428
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/5615
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Educação PUC-Campinas
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Cadernos de turma de Matemática da Educação de Jovens e Adultos_perspectivas do ensino de álgebra.pdf758.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.