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dc.contributor.advisor1Joaquim Carlos Salgadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2312044112222253pt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Henrique Carvalho Salgadopt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Roberto Cardosopt_BR
dc.contributor.referee3Gilberto Pinto Monteiro Dinizpt_BR
dc.contributor.referee4Leticia Regina Camargo Kreuzpt_BR
dc.creatorArthur Nadú Rangelpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5250558243796979pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T22:53:17Z-
dc.date.available2023-11-28T22:53:17Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61493-
dc.description.abstractThe present thesis is an in-depth study of the theory of Power. In this study, we seek to explore the origin of Power as a human phenomenon, its form, and its purpose, while observing its historical emergence in individuals. In a second stage, we examine Power as divided into internal Power, the rational capacity of the individual, and external Power, the capacity to act and transform. In a third stage, through the transcendence of the individual within the collective, we observe Power no longer limited by individuality but within the realm of collectivity, mediated by the State. This mediation takes three forms: in the Eastern State as a State of Mutual Obligation, in the Individualistic State as a negation of collectivity, and in the European State as a Democratic Constitutional State. By examining the European State as the realization of fundamental rights, we can perceive Power as a relationship of freedom that is mediated by collectivity. Power enables the existence of legitimacy within the representation of the State and, consequently, legality, forming the normative system, and ultimately, at its highest point, positivized rights in constitutional form, allowing individuals to attain Freedom through the Democratic Constitutional State.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese é um estudo aprofundando da Teoria do Poder. Neste estudo buscamos a origem do Poder como fenômeno humano, sua forma e sua finalidade, observando o seu aparecimento histórico no indivíduo. Em um segundo momento observamos o Poder que se divide como Poder interno, capacidade racional do indivíduo e Poder externo, capacidade de fazer e transformar. Em um terceiro momento, através da suprassunção do indivíduo na coletividade vemos o Poder não mais limitado pela individualidade, mas dentro da coletividade, mediado pelo Estado. Esta mediação aparece de três formas: pelo Estado Oriental como Estado de Obrigação mútua, no Estado Individualístico, como negação da coletividade e no Estado Europeu, como Estado Democrático de Direito. Assim, observando o Estado Europeu como realização dos direitos fundamentais, podemos observar o Poder como relação de liberdade que está mediado pela coletividade. O Poder permite que exista e legitimidade dentro da representação do Estado e por consequência a legalidade, formando o sistema normativo, e assim, no seu mais elevado momento, os direitos positivados em forma constitucional, permitindo que o homem atinja pelo Estado Democrático de Direito a Liberdade em seu conceito;pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDIREITO - FACULDADE DE DIREITOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTeoria do poderpt_BR
dc.subjectTeoria do Estadopt_BR
dc.subjectFilosofia do Estadopt_BR
dc.subjectSoberaniapt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subject.otherDireitopt_BR
dc.subject.otherEstadopt_BR
dc.subject.otherPoder (filosofia)pt_BR
dc.subject.otherPoder (ciências sociais)pt_BR
dc.subject.otherLiberdadept_BR
dc.titleElementos do poder nos Estados: do aparecimento do poder na sujeito à sua realização no Estadopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2025-08-18-
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