Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61496
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Maria Costa da Silva Lopes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7977088155464443 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lilany Vieira Pacheco | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Laura Franchini Campos de Pinho | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Margaret Pires do Couto | pt_BR |
dc.creator | Christiane Érica Avelar Carvalho Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T12:18:17Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T12:18:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/61496 | - |
dc.description.resumo | Este artigo propõe tratar a problemática sobre o diagnóstico diferencial entre o autismo e a psicose na infância tomando como base teórica a psicanálise. Este estudo se torna relevante à medida que percebemos como ainda são comuns as dúvidas de muitos profissionais da saúde diante deste tema, motivados talvez pela sutil similaridade de muitos sintomas e fenômenos apresentados por ambos os diagnósticos, bem como por não haver ainda um consenso entre as áreas da ciência sobre as suas etiologias. Iniciaremos este trabalho com um breve histórico do desenvolvimento da clínica psiquiátrica infantil para compreendermos o quão recente ainda é o estudo voltado para o autismo justificando talvez, porque o tema ainda reverbera tantas dúvidas. Seguiremos com os ensinos de Freud e Lacan quanto ao processo de constituição do sujeito e a formação das estruturas psíquicas para que então possamos localizar os impasses do sujeito no encontro com a linguagem. Concluiremos então que o diagnóstico em Psicanálise não se fará a partir de uma análise quantitativa dos fenômenos apresentados, mas sim através da análise de como o sujeito opera em sua realidade psíquica, sendo esta definidora na sua relação com o campo do outro e com o objeto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Saúde do Adolescente | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Psicose | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Constituição do sujeito | pt_BR |
dc.subject | Alienação | pt_BR |
dc.subject | Relação com o outro | pt_BR |
dc.subject | Relação com o objeto | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject.other | Transtornos Psicóticos | pt_BR |
dc.subject.other | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.other | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.other | Desenvolvimento da Personalidade | pt_BR |
dc.subject.other | Alienação Social | pt_BR |
dc.title | Autismo ou psicose: o diagnóstico diferencial sob a luz da psicanálise | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Saúde do Adolescente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Versão Final - artigo 13-11-23.pdf | Versão Final | 711.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License