Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJosé Francisco Guelfi Campospt_BR
dc.date.accessioned2023-11-29T18:12:15Z-
dc.date.available2023-11-29T18:12:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue65pt_BR
dc.identifier.issn0103-3557pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61523-
dc.description.abstractThis paper shares a teaching-learning experiment on research practice based on the theory ofproblem-based learning developed with a group of archival science undergraduate students. Itcontextualizes the circumstances of social distancing and emergency remote learning underwhich the experiment was conceived and conducted. Subsequently, it describes the objectives,dynamics, and assessment strategies of the research workshop. Then, the results are discussedin light of the students’ answers to a self-assessment questionnaire. Finally, it concludes that theexperiment fostered the development of specific skills and competencies, as well as conceptual,attitudinal, and procedural knowledge, which indicates a potential for further developments ofthis initiative in a larger teaching project.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo compartilhar uma experiência didática voltada para a prática da pesquisa, realizada com alunos do curso de graduação em Arquivologia e fundamentada na teoria da aprendizagem baseada em problemas. Apresenta o contexto de formulação da proposta e desenvolvimento da atividade, ministrada em período de isolamento social e em regime de ensino remoto emergencial. Descreve os objetivos, a dinâmica de trabalho e as estratégias de avaliação que constituíram a oficina de pesquisa. Discute os resultados à luz das respostas dadas pelos estudantes a um questionário de autoavaliação. Conclui que a experiência foi capaz de promover a construção e o exercício de competências e habilidades específicas, bem como de saberes conceituais, atitudinais e procedimentais, sinalizando potencial para ampliação da iniciativa em projeto de ensino de maior envergadura.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofÁGORA: Arquivologia em Debate-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de arquivologiapt_BR
dc.subjectPesquisa em arquivologiapt_BR
dc.subjectExperiência didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.otherArquivologiapt_BR
dc.titleAprendendo a aprender e a ensinar: um laboratório sobre as tendências da pesquisa em Arquivologiapt_BR
dc.title.alternativeLearning to learn and teach: a research experimenton the research trends in archival sciencept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1124pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9071-6082pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.