Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61523
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | José Francisco Guelfi Campos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T18:12:15Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T18:12:15Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.citation.volume | 32 | pt_BR |
dc.citation.issue | 65 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-3557 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/61523 | - |
dc.description.abstract | This paper shares a teaching-learning experiment on research practice based on the theory ofproblem-based learning developed with a group of archival science undergraduate students. Itcontextualizes the circumstances of social distancing and emergency remote learning underwhich the experiment was conceived and conducted. Subsequently, it describes the objectives,dynamics, and assessment strategies of the research workshop. Then, the results are discussedin light of the students’ answers to a self-assessment questionnaire. Finally, it concludes that theexperiment fostered the development of specific skills and competencies, as well as conceptual,attitudinal, and procedural knowledge, which indicates a potential for further developments ofthis initiative in a larger teaching project. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo compartilhar uma experiência didática voltada para a prática da pesquisa, realizada com alunos do curso de graduação em Arquivologia e fundamentada na teoria da aprendizagem baseada em problemas. Apresenta o contexto de formulação da proposta e desenvolvimento da atividade, ministrada em período de isolamento social e em regime de ensino remoto emergencial. Descreve os objetivos, a dinâmica de trabalho e as estratégias de avaliação que constituíram a oficina de pesquisa. Discute os resultados à luz das respostas dadas pelos estudantes a um questionário de autoavaliação. Conclui que a experiência foi capaz de promover a construção e o exercício de competências e habilidades específicas, bem como de saberes conceituais, atitudinais e procedimentais, sinalizando potencial para ampliação da iniciativa em projeto de ensino de maior envergadura. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ÁGORA: Arquivologia em Debate | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arquivologia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em arquivologia | pt_BR |
dc.subject | Experiência didática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject.other | Arquivologia | pt_BR |
dc.title | Aprendendo a aprender e a ensinar: um laboratório sobre as tendências da pesquisa em Arquivologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning to learn and teach: a research experimenton the research trends in archival science | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1124 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9071-6082 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprendendo a aprender e a ensinar_ um laboratório sobre as tendências da pesquisa em Arquivologia.pdf | 198.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.