Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/61549
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Grupos de bordado como expressão artística e suas contribuições para a inclusão social |
Autor(es): | Letícia Maria Machado |
Primeiro Orientador: | Andréa de Paula Xavier Vilela |
Primeiro membro da banca : | Camila Rodrigues Moreira Cruz |
Resumo: | O presente artigo desenvolve reflexões sobre a arte de bordar em grupos de mulheres como forma de expressão a ser utilizada na potencialização do trabalho social realizado no âmbito das políticas públicas de Assistência Social, Cultura, Saúde e Educação. Busca dar visibilidade a abordagens teórico-metodológicas da arte-educação, dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos comunitários e grupos arteterapêuticos, como estratégias complementares para a efetivação de processos sociais emancipatórios de ampliação de consciência, da cultura e de geração de renda. Trata-se de uma temática importante no campo do ensino de artes pois busca avançar na compreensão de diferentes dinâmicas teórico-práticas que envolvem a produção do bordado, ao mesmo tempo que analisa as propriedades desta técnica quando realizada em grupos de mulheres. Para o alcance dos objetivos da pesquisa foi feito levantamento bibliográfico, pesquisa de registros fotográficos e visita a exposições dos bordados produzidos. O estudo responde à problemática: a arte do bordado, que durante séculos esteve restrita ao ambiente familiar, pode ser um instrumental significativo de inclusão social e de criação de espaços de ressignificação de vidas, de autoconhecimento e fortalecimento de vínculos? Os trabalhos dos grupos de bordadeiras demonstram que sim. |
Abstract: | This article develops reflections on the art of embroidery in groups of women as a form of expression to be used in the enhancement of social work carried out within the scope of public policies of Social Assistance, Culture, Health and Education. It seeks to give visibility to theoretical-methodological approaches of art education, of coexistence groups and strengthening of community ties and art therapy groups, as complementary strategies for the realization of emancipatory social processes of expanding awareness, culture and income generation. This is an important theme in the field of arts education, as it seeks to advance in understanding different theoretical-practical dynamics that involve the production of embroidery, while analyzing the properties of this technique when performed in groups of women. In order to reach the objectives of the research, a bibliographical survey was carried out, research of photographic records and visits to exhibitions of the embroideries produced. The study responds to the problem: can the art of embroidery, which for centuries was restricted to the family environment, be a significant tool for social inclusion and the creation of spaces for resignification of lives, self-knowledge and strengthening of bonds? The works of the groups of embroiderers demonstrate that yes. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Bordados Integração social Arte e sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61549 |
Data do documento: | 13-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Letícia Maria Machado TCC.pdf | 832.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.