Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61569
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Eleições 2012 para prefeito em São Paulo : uma análise da retórica de campanha do candidato Celso Russomanno
Autor(es): Valéria de Melo Ferreira
Primeiro Orientador: Helcimara de Souza Telles
Primeiro membro da banca : Nayla Lopes
Segundo membro da banca: Paulo Victor Melo
Resumo: Os estudos dos efeitos do marketing político-eleitoral sobre as preferências do eleitor, por meio da análise das estratégias e conteúdos discursivos presentes nos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), demonstram a relevância das campanhas eleitorais para a conquista do voto. Por conseguinte, o principal objetivo deste trabalho consistiu em analisar a retórica utilizada por Celso Russomanno (PRP) em sua campanha para prefeito de São Paulo em 2012 de forma a contribuir para esse debate. Trata-se de um estudo de caso que teve tal candidatura como protagonista, uma vez que a liderança de Russomanno nas pesquisas de intenção de voto até poucos dias da eleição revelou a suscetibilidade do eleitorado paulistano a campanhas personalistas e independentes, como foi a sua. Sua campanha constituiu um poderoso obstáculo para seus principais oponentes, José Serra e Fernando Haddad, pertencentes a partidos bem estruturados e de forte projeção local e nacional (PSDB e PT). Apostando em seu carisma pessoal como repórter investigativo em defesa dos menos favorecidos e em sua atuação política como deputado federal por São Paulo, a retórica de sua campanha revelou-se extremamente personalista. A análise realizada demonstrou como a força de sua imagem pessoal foi sobreposta à força dos partidos e também foi usada como forma de minimizar os efeitos da inexpressividade do seu próprio partido e dos partidos de sua coligação no cenário eleitoral. Acredita-se que a realização desta pesquisa permitiu reforçar a hipótese de que no Brasil ainda persiste um quadro de baixo grau de institucionalização de seu sistema partidário, ainda que no caso analisado o candidato em questão não tenha obtido o sucesso eleitoral almejado.
Assunto: Ciência política
Eleições
Russomanno, Celso, 1956-
Marketing político
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Curso: Curso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61569
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Marketing Político

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