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dc.contributor.advisor1Helcimara de Souza Tellespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5854848038464290pt_BR
dc.contributor.referee1Nayla Lopespt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Victor Melopt_BR
dc.creatorValéria de Melo Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-30T16:29:40Z-
dc.date.available2023-11-30T16:29:40Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61569-
dc.description.resumoOs estudos dos efeitos do marketing político-eleitoral sobre as preferências do eleitor, por meio da análise das estratégias e conteúdos discursivos presentes nos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), demonstram a relevância das campanhas eleitorais para a conquista do voto. Por conseguinte, o principal objetivo deste trabalho consistiu em analisar a retórica utilizada por Celso Russomanno (PRP) em sua campanha para prefeito de São Paulo em 2012 de forma a contribuir para esse debate. Trata-se de um estudo de caso que teve tal candidatura como protagonista, uma vez que a liderança de Russomanno nas pesquisas de intenção de voto até poucos dias da eleição revelou a suscetibilidade do eleitorado paulistano a campanhas personalistas e independentes, como foi a sua. Sua campanha constituiu um poderoso obstáculo para seus principais oponentes, José Serra e Fernando Haddad, pertencentes a partidos bem estruturados e de forte projeção local e nacional (PSDB e PT). Apostando em seu carisma pessoal como repórter investigativo em defesa dos menos favorecidos e em sua atuação política como deputado federal por São Paulo, a retórica de sua campanha revelou-se extremamente personalista. A análise realizada demonstrou como a força de sua imagem pessoal foi sobreposta à força dos partidos e também foi usada como forma de minimizar os efeitos da inexpressividade do seu próprio partido e dos partidos de sua coligação no cenário eleitoral. Acredita-se que a realização desta pesquisa permitiu reforçar a hipótese de que no Brasil ainda persiste um quadro de baixo grau de institucionalização de seu sistema partidário, ainda que no caso analisado o candidato em questão não tenha obtido o sucesso eleitoral almejado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoralpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCelso Russomannopt_BR
dc.subjectEleições 2012pt_BR
dc.subjectHGPEpt_BR
dc.subjectSão Paulopt_BR
dc.subjectRetórica de campanhapt_BR
dc.subjectVotopt_BR
dc.subjectEleitorpt_BR
dc.subjectPersonalismopt_BR
dc.subject.otherCiência políticapt_BR
dc.subject.otherEleiçõespt_BR
dc.subject.otherRussomanno, Celso, 1956-pt_BR
dc.subject.otherMarketing políticopt_BR
dc.titleEleições 2012 para prefeito em São Paulo : uma análise da retórica de campanha do candidato Celso Russomannopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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