Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61643
Type: Artigo de Evento
Title: Impacto da pandemia na saúde mental do docente durante o ensino remoto emergencial: estudo realizado em uma instituição federal de ensino superior
Authors: Wellyngton Ribamar Silva Poli
Lucineia Lopes Bahia Ribeiro
Abstract: No contexto de pandemia, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de importância internacional. O Brasil foi afetado de forma significativa, com mais de 600 mil óbitos e atingindo o sistema de saúde, a economia, o cotidiano das pessoas e entre outros a educação (BRASIL, 2022; FARIAS et al., 2021). Junto às instituições de ensino foram necessárias as realizações de adaptações aos novos protocolos de saúde, devido à pandemia do coronavírus e em diversas instituições de ensino superior houve a suspensão imediata das atividades acadêmicas presenciais (DOLABELLA, et al. 2021; SANTOS, et. al, 2021). Frente a esse cenário foi debatido o aprimoramento do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em busca de possibilitar flexibilidade e interação entre estudantes e professores promovendo a continuidade das atividades pedagógicas, formatandose o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A complexa e impositiva transição realizada do ensino presencial tradicional para o ensino remoto emergencial proporcionou uma mudança na dinâmica na vida de trabalhadores de diversas áreas e com os docentes, não foi diferente pois, se depararam com a necessidade de enquadramento das atividades domésticas e de trabalho em uma mesma rotina diária (LOSEKANN; MOURÃO, 2020). Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo investigar os impactos provocados pelo ensino remoto emergencial na saúde mental de docentes universitários de uma Instituição federal de ensino superior.
Subject: COVID-19 Pandemia, 2020-
Universidades e faculdades - Corpo docente
Saude mental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61643
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://semead.com.br/25/
metadata.dc.relation.ispartof: Seminários em administração
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.