Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Altamiro Sérgio Mol Bessapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5802995114126430pt_BR
dc.contributor.referee1Altamiro Sérgio Mol Bessapt_BR
dc.contributor.referee2Celina Borges Lemospt_BR
dc.contributor.referee3David Prado Machadopt_BR
dc.contributor.referee4Viviane Madureira Zica Vasconcellospt_BR
dc.creatorIara Lopes Nogueira Coelhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4553274754847739pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-04T15:06:27Z-
dc.date.available2023-12-04T15:06:27Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61677-
dc.description.abstractSince its foundation, Belo Horizonte has experienced great transformations, when the once small Arraial do Curral Del Rei was converted into the new capital of the State of Minas Gerais. The modernization processes and the transformations of the landscapes that followed them are known through official historical documentation. However, in addition to these records, singularities of the city’s history are also preserved in the literary production about it. In the composition of its narratives, literature can present unique landscapes, understood as a sensorial set that explains the subject’s perception of the world. This is the guiding thread that structures this thesis. The case study focuses on the landscapes of Belo Horizonte present in selected works by João Alphonsus and Carlos Drummond de Andrade, through which it becomes possible to create an approximation with the city of the first half of the 20th century, in representation, and, with this, they perpetuated the landscapes through explorations that allow access not only to the visible elements, but to the set of stimuli when also sounds, textures, smells and tastes are conceived as fundamental parts of the construction of the experience in the landscape. Thus, the objective of the research is to direct observations to the landscapes constructed by them within their writing and imagination structures, so that it is possible to foster a landscape theory in line with literature. The sensitive contact with the city presented in the chosen works unfolds through the rescue of the porous matter of everyday life, recovering, in daily gestures, unique versions of the world.pt_BR
dc.description.resumoDesde a sua fundação, Belo Horizonte experienciou grandes transformações, quando o antes pequeno Arraial do Curral Del Rei foi convertido na nova capital do Estado de Minas Gerais. Os processos de modernização e as transformações das paisagens que deles sucederam são conhecidos por meio da documentação histórica oficial. No entanto, além desses registros, singularidades do percurso da cidade também se encontram guardadas na produção literária a seu respeito. Na composição de suas narrativas, a literatura pode apresentar paisagens únicas, compreendidas como um conjunto sensorial que explicita a percepção do sujeito em relação ao mundo. Esse é o fio condutor que estrutura esta dissertação. O estudo de caso concentra-se nas paisagens belo-horizontinas presentes em obras selecionadas de João Alphonsus e Carlos Drummond de Andrade, por meio das quais torna-se possível realizar uma aproximação com a cidade da primeira metade do século 20. Os autores converteram vivências em representação, e, com isso, perpetuaram as paisagens através de explorações que permitem acessar não somente os elementos visíveis, mas o conjunto de estímulos quando também sons, texturas, cheiros e gostos são concebidos como partes fundamentais da construção da experiência na paisagem. Assim, o objetivo da pesquisa é o de direcionar observações às paisagens construídas por eles dentro de suas estruturas de escrita e imaginação, para que seja possível fomentar uma teoria da paisagem em consonância com a literatura. O contato sensível com a cidade apresentado nas obras escolhidas se desdobra mediante o resgate da matéria porosa do cotidiano, recuperando, nos gestos diários, versões únicas do mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpaisagempt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectcidadept_BR
dc.subjectsensaçãopt_BR
dc.subjectpercepçãopt_BR
dc.subjectBelo Horizontept_BR
dc.subject.otherPaisagenspt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.subject.otherPercepçãopt_BR
dc.subject.otherSentidos e sensaçõespt_BR
dc.subject.otherCidades e vilaspt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titlePaisagens literárias de Belo Horizonte: concreto e sensívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_IARA LOPES_PAISAGENS LITERÁRIAS DE BELO HORIZONTE_CONCRETO E SENSÍVEL.pdf56.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.