Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61691
Type: Artigo de Periódico
Title: A ordenação de documentos como enunciação: o número de chamada e os sistemas de classificação bibliográfica
Other Titles: Shelf arrangement as enunciation: the call number and the bibliographic classification systems
Authors: Camila Mariana Aparecida da Silva
Cristina Dotta Ortega
Abstract: Discute a adoção dos sistemas de classificação bibliográfica para fins de ordenação de documentos no contexto estadunidense da virada do século XIX para o XX e a configuração do número de chamada como modelo composto pela associação entre o número de coleção, o número de classe e o número do livro. Busca-se explicitar a historicidade do número de chamada e as críticas a ele direcionadas. O trabalho fundamenta-se em revisão de literatura sobre a temática, desenvolvendo-se com base em pesquisa de grupo e pesquisas individuais, iniciadas em 2012, e que, desde então, resultam em trabalhos acadêmicos, livro, trabalhos em evento e artigos. O texto principia pela discussão sobre os sentidos vinculados ao uso dos sistemas de classificação bibliográfica para a ordenação de documentos. Na sequência, discorre sobre a estrutura do número de chamada como modelo que operacionaliza arranjos em sistemas de localização relativa, mobilizando, em especial, a intensa produção de reflexões voltadas a soluções para a composição do número do livro. Por fim, revisita algumas críticas aos sistemas de classificação bibliográfica e em associação ao número de chamada. Como considerações finais, ressalta a atualidade da ordenação de documentos, sobretudo quando a experiência direta do público com as coleções é almejada, haja vista a função enunciativa dos arranjos espacializados, função essa que fomenta a exploração significativa e criativa das coleções.
Abstract: The study discusses the adoption of bibliographic classification systems for the shelf arrangement in the American context from the turn of the 19th to the 20th century, and the configuration of the call number as a model composed of the association among the collection number, the class number and the book number. It seeks to clarify the call number historicity and the criticisms directed at it. The work is based on a literature review on the theme, underpinned by group and individual research, started in 2012, which, since then, have resulted in academic papers, book, conference papers and journal articles. The text begins with the discussion of the meanings linked to the use of bibliographic classification systems for shelf arrangement. Next, it debates on the structure of the call number as a model that operationalizes arrangements in systems of relative localization, mobilizing, particularly, the intense production of reflections aimed at proposing solutions for the book number composition. Finally, it revisits some criticisms to bibliographic classification systems and in association with the call number. As final considerations, it highlights the current aspect of shelf arrangement, especially when the direct experience of the public with the collections is desired, given the enunciation function of spatialized arrangements, function which encourages the significant and creative exploration of the collections.
Subject: Gestão da informação
Documentos
Número de chamada (Biblioteconomia)
Classificações bibliográficas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.19132/1808-5245283.117425
URI: http://hdl.handle.net/1843/61691
Issue Date: 4-Aug-2022
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/117425
metadata.dc.relation.ispartof: Em Questão
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.