Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61704
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O processo de implementação da lei de cotas em uma universidade mineira: uma análise a partir da teoria institucional
Título(s) alternativo(s): The implementation of the quota law in a university in Minas Gerais: an analysis based on institutional theory
Autor(es): Fernanda Costa Silva
Lílian Bambirra de Assis
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que buscou compreender o processo de implementação da Lei de Cotas, tendo como base teórica a Teoria Institucional. A Lei de Cotas alterou o formato institucional meritocrático de ingresso ao ensino, promovendo a democratização no acesso às universidades federais. A pesquisa detém natureza qualitativa, em formato descritivo. Adotou-se como método o estudo de caso em um recorte delimitado entre 2012 e 2020. A coleta de dados envolveu a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com dez gestores universitários. Para tratamento e análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Nos resultados, constatou-se que o ambiente institucional da UFMG incorporou regulamentações importantes, as quais proporcionaram profundas adaptações organizacionais, o que possibilitou que a implementação da Lei de Cotas transcorresse de forma estruturada. Constatou-se, ainda, que o processo de adaptação organizacional às mudanças institucionais ainda transcorre. Ou seja, a institucionalização permanece dinâmica no tocante à compreensão do contexto social dos cotistas e à inclusão das pessoas com deficiência, não obstante as intercorrências ocasionadas pela pandemia.
Abstract: This paper presents the results of a research conducted int the Federal University of Minas Gerais (UFMG) that sought to understand the implementation process of the Quota Law, usinginstitutional theory as a theoretical basis. The Quota Law changed the meritocratic institutional format for admission to teaching, promoting democratization of access to federal universities. The research has a qualitative nature, in a descriptive format. We adopted the case study method, cut between 2012 and 2020. Data collection involved document analysis and semi-structured interviews with ten university managers. The data were analyzed from a content analysis perspective. In the results, we detect that the institutional environment of UFMG incorporated important regulations, which provided deep organizational adaptations, which enabled the implementation of the Quota Law to take place in a structured way. We also detected that the process of organizational adaptation to institutional changes is still taking place. In otherwords, institutionalization remains dynamic with regard to understanding the social context of quota holders and the inclusion of persons with disabilities, in addition to the complications caused by the pandemic.
Assunto: Políticas públicas
Democratização da educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.30.7284
URI: http://hdl.handle.net/1843/61704
Data do documento: 29-Nov-2022
metadata.dc.url.externa: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7284
metadata.dc.relation.ispartof: Arquivos Analíticos de Políticas Educativas
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