Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61729
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A análise do discurso fílmico sob a perspectiva textual-linguística e multimodal
Autor(es): Leonardo Antonio Soares
Resumo: O significado em filme surge da interação de múltiplas modalidades, como imagens, sons, música, gestos, efeitos de câmera, etc., que são desencadeados pelo processo de edição, que muitas vezes resulta em uma ordem cronológica e linear. A interação das modalidades, por sua vez, resulta em um texto narrativo cuja compreensão e interpretação requerem a participação ativa do es-pectador. O objetivo deste artigo é estabelecer uma proposta de análise de filmes baseada em uma perspectiva textual-linguística multimodal. Sendo assim, a interação das modalidades no discurso é de interesse central, uma vez que são as interrelações entre os diferentes recursos semióticos que são decisivas para a estrutura geral e coerência de um filme e que, portanto, respondem por seu significado e interpretação como texto. Essa construção e atribuição de significado que se desdobra dentro do discurso é também um processo de raciocínio abdutivo, podendo ser descrita em termos de inferências. As estratégias inferenciais que operam durante a interpretação são, então, outro principal foco analítico. As análises demonstram que, como um artefato que se desdobra espacialmente, temporalmente e dinamicamente, o filme é um documento multimodal cujos recursos semióticos interagem e operam de acordo com vários princípios na busca de criar um potencial de significado geral.
Abstract: The meaning in films arise from the interaction of multiple modalities, such as images, sounds, music, gestures, camera effects, etc., which are triggered by the editing process, which often results in a chronological and linear order. The interaction of the modalities, in turn, results in a narrative text which understanding and interpretation require the active participation of the viewer. The aim of this article is to establish an analy-sis of films based on a multimodal textual-linguistic perspective. Thus, the interaction of the modalities in the discourse is of central interest, since it is the interrelation between the different semiotic resources that are de-cisive for the overall structure and coherence of a film and, therefore, ac-count for its meaning and interpretation as text. This construction and at-tribution of meaning that unfolds within the discourse is also an abductive reasoning process, which can be described in terms of inferences. The in-ferential strategies that operate during the interpretation are, then, an-other main analytical focus. The analyzes demonstrate that, as an artifact that unfolds spatially, temporally and dynamically, the film is a multimodal document in which semiotic resources interact and operate according to several principles in order to create an overall meaning potential.
Assunto: Análise do discurso
Análise crítica do discurso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.25189/rabralin.v20i2.1892
URI: http://hdl.handle.net/1843/61729
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1892
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da ABRALIN
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A análise do discurso fílmico sob a perspectiva textual-linguística e multimodal.pdf637.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.