Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61773
Tipo: Tese
Título: Vivos los llevaron, vivos los queremos: estratégias e conflitos na transmissão da experiência em um contexto de violência política
Autor(es): Verônica Gomes Olegário Leite
Primeiro Orientador: Rômulo Monte Alto
Primeiro membro da banca : Elisa Maria Amorim Vieira
Segundo membro da banca: Adriane Aparecida Vidal Costa
Terceiro membro da banca: Carla Dameane Pereira de Souza
Quarto membro da banca: Rufino Gonzalo Espino Relucé
Resumo: Esta tese apresenta um estudo analítico acerca das relações entre arte e testemunho. O corpus utilizado provém da região de Ayacucho, nos Andes peruanos, e está centrado na observação de apresentações narrativas da memória traumática feitas através de desenhos e pinturas para o Concurso Rescate por la Memoria, organizado pelo Coletivo Yuyarisun em 2004, a partir do Conflito Armado Interno vivido nessa região entre 1980-2000. A realização da pesquisa justifica-se por sua relevância teórica, situada na área de Literaturas Modernas e Contemporâneas, e pela baixa ocorrência de estudos analíticos acerca das relações de representação imagética da memória de violência desde uma perspectiva latino americana. Sustenta-se a hipótese de que a recepção das narrativas dessa memória está sujeita a critérios de reconhecimento ou negação da existência política daqueles que as produzem. A partir de diálogos entre a investigadora e lideranças da Asociación Nacional de Familiares de Secuestrados, Detenidos y Desaparecidos del Perú - ANFASEP em Ayacucho, durante as imersões de pesquisa, foi possível identificar estratégias para a construção e disseminação das narrativas testemunhais locais acerca da violência vivida. Tais apresentações se diferenciam daquelas produzidas na capital do país, que possuem maior visibilidade e consequentemente são mais facilmente incorporadas à memória oficial da nação, mas que, ao mesmo tempo, distanciam-se das produções em primeira pessoa realizadas no centro geográfico da violência. O estudo se valerá de duas estratégias metodológicas: a primeira se fundamenta na reflexão teórica acerca das relações sociais que conduzem para a possibilidade de se reconhecer ou não a existência política de um sujeito, conectada ao contexto histórico político da região de Ayacucho. A segunda estratégia será a observação crítica das narrativas imagéticas da memória traumática feitas pelos moradores de Ayacucho para o referido Concurso.
Abstract: This thesis presents an analytical study about the relationship between art and testimony. The corpus used comes from the Ayacucho region, in the Peruvian Andes, and is beheld on the analysis of narrative presentations of traumatic memory made through drawings and paintings for the Rescate por la Memória Competition, organized by the Yuyarisun Collective in 2004, from the Internal Armed Conflict lived in this region between 1980-2000. The conduct of the research is justified by its theoretical relevance, in the area of Modern and Contemporary Literatures and by the low occurrence of analytical studies on the relations of imagery representation of the memory of violence from a Latin American perspective. It is supported the hypothesis that the reception of the narratives of this memory is subject by criteria of recognition or denial of the political existence of those who produce them.Based on dialogues between the researcher and leaders of the Asociación Nacional de Familiares de Secuestrados, Detenidos y Desaparecida del Perú - ANFASEP in Ayacucho, during the research immersions, it was possible to identify strategies for the construction and dissemination of local witness narratives about the violence experienced. Such presentations are different from those produced in the capital of the country, which have greater visibility and are consequently more easily incorporated into the official memory of the nation, but which, at the same time, distance themselves from the first person productions carried out at the geographical center of violence. The study will use two methodological strategies: the first is based on a theoretical reflection about social relations that leads to the possibility of recognizing or not the political existence of a subject, connected to the historical political analysis of the Ayacucho region. The second strategy will be the critical imaginary narratives analysis of the traumatic memory made by the residents of Ayacucho for the already reported Contest.
Assunto: Arte peruana – Ayacucho, Região de (Peru)
Arte e literatura
Memória na literatura
Violência na arte
Literatura peruana – História e crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61773
Data do documento: 24-Abr-2020
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivos los llevaron vivos los queremos.pdf5.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.