Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61774
Type: Tese
Title: Autocrítica autoetnográfica como alternativa ontoepistêmica: uma tese-diálogo tecida na heterogeneidade
Authors: Camila Oliveira Fonseca
First Advisor: Andréa Machado de Almeida Mattos
First Referee: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza
Second Referee: Daniel de Mello Ferraz
Third Referee: Miriam Lucia dos Santos Jorge
metadata.dc.contributor.referee4: Luciana Ferrari de Oliveira Fiorot
Abstract: Este estudo tem como objetivo principal desencadear um deslocamento pragmático que se destina a desnaturalizar o caráter contextual dos processos interpretativos por meio dos quais esta pesquisa acadêmico-científica se constitui. Situada no âmbito da Linguística Aplicada e, justamente em razão da pulsão questionadora e problematizadora que a nutre, a presente pesquisa se consolida como exercício autocrítico que provoca um movimento contínuo e persistente de interrupção da estabilidade que visa encerrar a complexidade corpo-mente-espírito manifesta ao longo deste estudo. Tendo como ponto de partida o paradigma da heterogeneidade situada, as memórias e narrativas de experiências pessoais compartilhadas neste trabalho interagem com diferentes perspectivas e cosmovisões, além de estabelecerem uma constante interlocução com o leitor/ a leitora. Variadas formas de expressão e linguagem favorecem a heterogeneidade situada que se desvela no decorrer do texto, trazendo à tona conflitos e questionamentos que servem de combustível para o diálogo. A práxis decolonial performativa que se desdobra neste trabalho oferta contribuições na medida em que interrompe a lógica de separabilidade que coloca em oposição sentidos que se constituem mutuamente, e torna evidente a incompletude e a interdependência que possibilitam o diálogo entre diferentes e entre as diferenças presentes na heterogeneidade constitutiva dos seres e dos saberes, o que colabora para a preservação do dissenso que assegura a coexistência.
Abstract: The main goal of this study is to trigger a pragmatic shift that aims to denaturalize the contextual character of the interpretative processes through which this academic-scientific research is constituted. Situated within the field of Applied Linguistics and precisely because of the questioning and problematizing impulse that sustains it, this research consolidates as a self-critical exercise that provokes a continuous and persistent movement of interrupting the stability that intends to confine the body-mind-spirit complexity manifested throughout this study. Having as a starting point the paradigm of situated heterogeneity, the memories and narratives of personal experiences shared in this work interact with different perspectives and cosmovisions, in addition to establishing a constant dialogue with the reader. Various forms of expression and language favor the situated heterogeneity that unfolds throughout the text, bringing to the fore conflicts and questions that serve as fuel for dialogue. The performative decolonial praxis that unfolds in this work offers contributions to the extent that it interrupts the logic of separability that puts meanings which are mutually constituted in opposition and makes evident the incompleteness and interdependence that make possible the dialogue between the different and among the differences that constitute the heterogeneity of beings and knowledge, helping to preserve the dissent that ensures coexistence.
Subject: Linguística aplicada
Professores de línguas – Formação
Professores de línguas – Narrativas pessoais
Professores de línguas – Aspectos psicológicos
Etnologia
Heterogeneidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/61774
Issue Date: 24-Aug-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_CAMILA FONSECA_FINAL.pdfVersão atualizada com as devidas correções.2.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons