Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/61775
Tipo: | Tese |
Título: | Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano |
Autor(es): | Joyce Conceição Gimenes Romero |
primer Tutor: | Elisa Maria Amorim Vieira |
primer miembro del tribunal : | María Dolores Aybar Ramírez |
Segundo miembro del tribunal: | Jacyntho José Lins Brandão |
Tercer miembro del tribunal: | Sara del Carmen Rojo de la Rosa |
Cuarto miembro del tribunal: | Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes |
Quinto miembro del tribunal: | Juliana Batista Cavalcanti Miranda Tavares |
Resumen: | O presente trabalho propõe a análise do romance El infinito en la palma de la mano (2008), da autora nicaraguense Gioconda Belli, a partir das noções de transgressão e de intertextualidade. Considerando o conceito de transgressão desenvolvido por M. Keith Booker (1991), verifica-se como a intertextualidade é utilizada nessa obra para atingir o efeito transgressivo e como o emprego desse artifício se insere dentro do contexto da produção estética latino-americana. No que tange à intertextualidade enquanto recurso transgressivo, essa obra reelabora o mito antropogônico e antropológico, fundacional para as mitologias judaica e cristã, a partir do Gênesis bíblico, mas também de textos judaicos extracanônicos. Esta investigação se concentra sobretudo nas implicações da representação mítico-simbólica da mulher, a protagonista Eva, uma vez que a narrativa se centra nessa personagem, recuperando ficcionalmente a perspectiva daquela que permanece à margem do discurso tradicional. Busca-se, por fim, verificar como e em que medida se manifestam na obra rupturas (transgressões) ou reafirmações de estereótipos do feminino já consagrados pela cultura patriarcal (pseudotransgressões) |
Abstract: | The present research proposes the analysis of the novel El infinito en la palma de la mano (2008), by the Nicaraguan author Gioconda Belli, based on the notions of transgression and intertextuality. Considering the concept of transgression developed by M. Keith Booker (1991), it is verified how intertextuality is used in this work to achieve the transgressive effect and how the use of this artifice is inserted within the context of Latin American aesthetic production. With regard to intertextuality as a transgressive resource, this novel re-elaborates the anthropogonic and anthropological myth, foundational for Jewish and Christian mythologies, based on biblical Genesis, but also on extracanonical Jewish texts. As for the transgression, this investigation focuses mainly on the implications of the mythical- symbolic representation of the woman, the protagonist Eva, since the narrative is centered on this character, fictionally recovering the perspective of the one who remains on the margins of the traditional discourse. Thus, the aim is to verify how and to what extent ruptures (transgressions) or reaffirmations of stereotypes of the feminine consecrated by the patriarchal culture (pseudotransgressions) are manifested in the novel. |
Asunto: | Belli, Gioconda. – Infinito em la palma de la mano – Crítica e interpretação Ficção nicaraguense – História e crítica Intertextualidade na literatura Transgressão na literatura Mitologia na literatura Judaísmo na literatura Mulheres na literatura Eva (Personagem bíblico) Crítica literária feminina |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61775 |
Fecha del documento: | 28-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_JOYCE_revisado (Biblioteca).pdf | 4.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.