Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61781
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fernanda Rosa da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2917957124976061 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lorenzo TeixeiraVitral | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Daniervelin Renata Marques Pereira | pt_BR |
dc.creator | Fábia Carolina Santana Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T16:13:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T16:13:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/61781 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, discutiremos sobre a estrutura verbal dos verbos locativos ‘ir’,‘voltar’, ‘morar’, uma vez que a gramática tradicional conceitua que esses verbos são intransitivos. O argumento das gramáticas tradicionais é que esses tipos de verbos não necessitam de um complemento, pois a ação é concluída pelo próprio verbo. No entanto, tais verbos não podem ser considerados intransitivos, a partir do conceito de intransitividade dado pelas gramáticas tradicionais, uma vez que necessitam de uma informação de lugar como argumento. A proposta é analisar os conceitos de intransitividade abordados pela gramática tradicional e pela gramática descritiva. Além disso, discutiremos uma teoria linguística que trata a transitividade verbal: os papéis temáticos. Essa proposta pode auxiliar na compreensão e no ensino dos verbos locativos. Baseia-se na estrutura argumental dos verbos, que pode nos ajudar entender melhor como se dá a complementação de sentido de um verbo locativo. Por último será desenvolvida uma atividade didática para o ensino dos verbos locativos em sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | verbos locativos | pt_BR |
dc.subject | papéis temáticos | pt_BR |
dc.subject | estrutura argumental | pt_BR |
dc.subject | ensino dos verbos | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Verbos locativos: uma proposta didática a partir de teoria dos papéis temáticos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gramática e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC- Verbos locativos uma proposta didática a partir da teoria dos papéis temáticos.pdf | 282.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.