Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61906
Type: Artigo de Periódico
Title: Instrumento para avaliação do desempenho da língua em atividades associadas a jogos digitais: validade de conteúdo e de constructo
Other Titles: An instrument for tongue performance assessment in activities associated with digital games: content and construct validity
Authors: Renata Maria Moreira Moraes Furlan
Guilherme André Santana
Andréa Rodrigues Motta
Estevam Barbosa de Las Casas
Abstract: Objetivo: analisar a validade de conteúdo e de constructo do instrumento de avaliação do desempenho da língua em atividades associadas a jogos digitais. Métodos: para análise de conteúdo, dez fonoaudiólogos responderam um questionário em que cada item do intrumento e o conjunto de itens foram julgados quanto à sua representatividade. Foram calculados o índice de validade de conteúdo e a estatística kappa modificada. Para analisar a validade de constructo, 20 participantes, entre 8 e 13 anos (10 com força de língua adequada e 10 com alteração de força) realizaram uma atividade de jogo com o T-Station, com 12 alvos, 2 N de força e 5 s de sustentação da contração para cada alvo. O desempenho em cada item do instrumento foi comparado entre os grupos. Resultados: a maioria dos itens obteve pontuação satisfatória na avaliação dos fonoaudiólogos. Um item foi removido do instrumento. Os participantes com força da língua reduzida apresentaram pior desempenho do que os com força normal, com diferença estatistica para três itens do instrumento. Conclusão: o instrumento mostrou-se válido como método de avaliação do desempenho nas atividades associadas ao T-Station.
Abstract: Purpose: to analyze the content and construct validity of an instrument for tongue performance assessment in activities associated with digital games. Methods: to analyze content validity, ten speech-language pathologists answered a questionnaire in which each item of the instrument and the set of items were judged as to its representativeness. The content validity index and the modified Kappa statistics were calculated. To analyze construct validity, 20 participants, with age between 8 and 13 years, (10 children with weak tongues and 10 children with normal tongue strength) performed a game activity with the T-Station, involving 12 targets with 2 N of strength and 5 s of time for sustained contraction for each target. The performance was compared, for each item of the instrument, between groups. Results: most of the items obtained satisfactory score according to the speech-language pathologist’s evaluation. Children with reduced tongue force had a poorer performance than those with normal tongue force, with a statistically significant difference in three items of the instrument. Conclusion: the instrument proved to be valid as a method for evaluating performance in activities associated with the T-Station.
Subject: Terapia por exercício
Terapia miofuncional
Reabilitação
Língua
Jogos de vídeo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAS
MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20212359621
URI: http://hdl.handle.net/1843/61906
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/SQkM66crXvQ5BJ7RCnjjMYp/abstract/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista CEFAC
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.