Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61940
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Do silêncio à voz: a experiência da construção de uma oficina de rádio em um centro de convivência no município de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): From silence to voice: the experience of a radio workshop in a community center in Belo Horizonte
Autor(es): Regina Celi Fonseca Ribeiro
Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi
Izabel Christina Friche Passos
Resumo: Os Centros de Convivência, como espaços alternativos para a atenção em saúde mental, são espaços privilegiados de construção de histórias de vida. Professores do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, por intermédio da disciplina de Prática Clínica em Terapia Ocupacional II, vêm desenvolvendo há três semestres, em parceria com um dos Centros de Convivência da capital Belo Horizonte e com a Rádio UFMG Educativa, uma oficina de rádio junto aos usuários do equipamento. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da construção da oficina. A ideia central da oficina, ao menos inicialmente, era que os usuários se reapropriassem de sua voz. Ao colocar o saber técnico, o diagnóstico e a clínica em suspensão, de forma deliberada, percebeu-se que a potencialidade para assumir o protagonismo da própria história é latente em cada usuário e que, talvez, sejamos apenas temporários no processo.
Abstract: Community centers, as alternative settings for mental health interventions, are privileged spaces for history lives constructing. Professors of Occupational Therapy in Federal University of Minas Gerais, through the discipline of Clinic Practice in Occupational Therapy II, developed, in last three semesters, in partnership with a community center of Belo Horizonte and UFMG Educativa Radio, a therapeutic workshop with patients. This paper objective is to describe the workshop’s experience. The first idea was that the patients got their own voice. When suspended, intentionally, the technic and the clinic, was possible to notice that the potential to assume their own history of life is inherent to them all and, maybe, we are just temporary in this process.
Assunto: Saúde mental
Terapia ocupacional
Reforma psiquiátrica
Serviços de saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5007/cbsm.v8i18.69243
URI: http://hdl.handle.net/1843/61940
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69243
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos brasileiros de saúde mental
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.