Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61940
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dc.creatorRegina Celi Fonseca Ribeiropt_BR
dc.creatorAlessandro Rodrigo Pedroso Tomasipt_BR
dc.creatorIzabel Christina Friche Passospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T20:21:30Z-
dc.date.available2023-12-12T20:21:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage96pt_BR
dc.citation.epage110pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/cbsm.v8i18.69243pt_BR
dc.identifier.issn2595-2420pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61940-
dc.description.abstractCommunity centers, as alternative settings for mental health interventions, are privileged spaces for history lives constructing. Professors of Occupational Therapy in Federal University of Minas Gerais, through the discipline of Clinic Practice in Occupational Therapy II, developed, in last three semesters, in partnership with a community center of Belo Horizonte and UFMG Educativa Radio, a therapeutic workshop with patients. This paper objective is to describe the workshop’s experience. The first idea was that the patients got their own voice. When suspended, intentionally, the technic and the clinic, was possible to notice that the potential to assume their own history of life is inherent to them all and, maybe, we are just temporary in this process.pt_BR
dc.description.resumoOs Centros de Convivência, como espaços alternativos para a atenção em saúde mental, são espaços privilegiados de construção de histórias de vida. Professores do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, por intermédio da disciplina de Prática Clínica em Terapia Ocupacional II, vêm desenvolvendo há três semestres, em parceria com um dos Centros de Convivência da capital Belo Horizonte e com a Rádio UFMG Educativa, uma oficina de rádio junto aos usuários do equipamento. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da construção da oficina. A ideia central da oficina, ao menos inicialmente, era que os usuários se reapropriassem de sua voz. Ao colocar o saber técnico, o diagnóstico e a clínica em suspensão, de forma deliberada, percebeu-se que a potencialidade para assumir o protagonismo da própria história é latente em cada usuário e que, talvez, sejamos apenas temporários no processo.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos brasileiros de saúde mentalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectReforma psiquiátricapt_BR
dc.subjectServiço de saúde mentalpt_BR
dc.subject.otherSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subject.otherReforma psiquiátricapt_BR
dc.subject.otherServiços de saúde mentalpt_BR
dc.titleDo silêncio à voz: a experiência da construção de uma oficina de rádio em um centro de convivência no município de Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeFrom silence to voice: the experience of a radio workshop in a community center in Belo Horizontept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69243pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4711-0544pt_BR
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