Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61941
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estoy en la universidad, ¿y ahora qué?: desde dificultades hasta estrategias de superación
Título(s) alternativo(s): I’m in the college, and what now?: from difficulties to overcome strategies
Autor(es): Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi
Lorena Matos Lima
Regina Céli Fonseca Ribeiro
Resumen: Introdução: a vida universitária é repleta de desafios, principalmente no dia a dia. Objetivo: este estudo tem como objetivo identificar a trajetória ocupacional dos estudantes de terapia ocupacional de uma universidade brasileira desde o seu ingresso, as mudanças no cotidiano e na saúde percebidas por eles, bem como as estratégias utilizadas em suas vidas para superar os problemas encontrados. Metodologia: para isso foi feito um estudo de campo com estudantes de terapia ocupacional, por meio de entrevistas. As respostas foram classificadas em três categorias: trajetória ocupacional, saúde e fatores extrínsecos dos sujeitos. Resultados: os principais resultados estão relacionados com mudanças bruscas na vida diária, mudanças bruscas de peso, dificuldades para dormir, problemas de saúde mental, dificuldades no relacionamento entre alunos e professores e abandono de atividades de lazer. Conclusão: as pesquisas avançadas vincularam os estudos da literatura científica, provocando mudanças de vida focadas, como estratégias para identificar momentos críticos e possibilidades de superação daqueles problemas vividos, durante a vida na universidade, que interferem na trajetória ocupacional dos estudantes.
Abstract: Introduction: the life in college is full of challenges, especially in the daily routine. Aim: this study has as objective to identify the occupational path of occupational therapy students in a Brazilian university since their entrance, the changes in daily life and health noticed by them, as well as the strategies used in their lives to overcome the problems found. Methodology: for this, a field study was made with occupational therapy students, using interviews. The answers has been classified on three categories: occupational path, health and subjects’ extrinsic factors. Results: main results are related with rough daily life changes, hard weight changes, sleeping difficulties, mental health problems, difficulties on the relationship between students and professors, and leaving leisure activities. Conclusion: the advanced research linked the studies on scientific literature, causing focused life changes, such as strategies to identify critical moments and possibilities to overcome those problems lived, during their lives in university, that interfere students’ occupational path.
Asunto: Estudantes
Terapia ocupacional
Universidades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5354/0719-5346.2021.54954
URI: http://hdl.handle.net/1843/61941
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revistaterapiaocupacional.uchile.cl/index.php/RTO/article/view/54954
metadata.dc.relation.ispartof: Revista chilena de terapia ocupacional
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Estoy en la universidad, ¿y ahora qué__ desde dificultades hasta estrategias de superación.pdf143.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.