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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A edificação do ensino médico humanizado no contexto da oncologia pediátrica: considerações sobre o filme "uma prova de amor"
Título(s) alternativo(s): Edification of humanistic medical teaching in the pediatrict oncology context: considerations about the movie "my sister's keeper"
Autor(es): Karla Emilia de Sá Rodrigues
Benigna Maria de Oliveira
Fabiana Maria Kakehasi
Joaquim Antônio Cesar Mota
Ana Carolina Ferreira Roberto
Laura Defensor Ribeiro
Lucas de Andrade Saraiva
Raissa Domingues de S. Silveira
Resumen: Entre as diversas metodologias para o aperfeiçoamento do ensino da Medicina, o cinema aflora como opção interessante, não somente por despertar mais interesse do aluno, mas também por criar situações bastante similares àquelas vivenciadas no cotidiano, o que propicia ponderações pelo expectador. O filme "Uma prova de amor" (My Sister's Keeper, 2009) relata a história de Kate, uma adolescente que enfrenta o diagnóstico de leucemia e todas as adversidades e experiências que a doença provoca em sua vida e na de sua família. Devido às dificuldades de alunos, médicos, familiares e pacientes em lidar com as implicações da doença, o artigo objetiva a discussão de termos e conceitos amplamente utilizados no tratamento oncológico pediátrico, como luto, terminalidade, resiliência e bioética, sob a ótica da obra cinematográfica e da experiência dos autores no uso dessa metodologia de ensino. Os autores analisam o enredo do filme com o intuito de ressaltar esses temas de grande importância, porém pouco discutidos, na graduação médica.
Abstract: Among the several methodologies for improving medical education, movies emerge as an interesting option, not only by encouraging greater student interest, but also by creating situations similar to those experienced in daily life, which provides the viewers with ruminations. My Sister’s Keeper (2009) tells the story of Kate, a teenager facing the diagnosis of acute childhood leukemia and all the hardships and experiences that the disease causes in her life and the lives of her family. Due to the difficulties of students, doctors, family members and patients in dealing with the implications of the disease, the article aims to discuss terms and concepts widely used in pediatric cancer treatment, as mourning, terminal illness, resilience and bioethics, through the cinematographic perspective and the authors’ experience in using this teaching methodology. The authors analyze the film’s plot in order to emphasize these issues of great importance, but little discussed in medical schools.
Asunto: Educação médica
Oncologia
Criança
Luto
Bioética
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20170027
URI: http://hdl.handle.net/1843/61945
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://rmmg.org/artigo/detalhes/2101
metadata.dc.relation.ispartof: Revista médica de Minas Gerais
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