Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62048
Tipo: Dissertação
Título: Práticas informacionais de adolescentes no contexto de pós-verdade e desinformação e a confiança nas urnas eletrônicas
Título(s) alternativo(s): Information practices of adolescents in the context of post-truth and disinformation and trust in electronic voting machines
Autor(es): Simone de Souza Santos
primer Tutor: Carlos Alberto Ávila Araújo
primer miembro del tribunal : Marianna Zattar Barra Ribeiro
Segundo miembro del tribunal: Marco André Feldman Schneider
Tercer miembro del tribunal: Claudio Paixão Anastácio de Paula
Resumen: O presente estudo apresenta o contexto atual de pós-verdade, desinformação e circulação de fake news sobre as urnas eletrônicas que ocorre nas redes sociais digitais. Está ancorado sob a perspectiva social da Ciência da Informação e no modelo teórico de estudos em práticas informacionais. Tem como objetivo investigar a partir das práticas informacionais dos adolescentes nas redes sociais, quais os critérios usados para a construção ou reafirmação do seu posicionamento em relação a credibilidade e aceitação das urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral. Os dados que compõem a pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 adolescentes estudantes do Ensino Médio, com idades entre 17 e 18 anos que já possuíam o título de eleitor. Constatou-se que os adolescentes utilizam as redes sociais para estudar, se informar e se divertir. De modo geral, os participantes demonstraram preocupação com os efeitos negativos da circulação de fake news no ambiente digital. Todos os entrevistados afirmaram confiar na segurança e eficiência das urnas eletrônicas, essa credibilidade foi construída a partir da confiança nas autoridades responsáveis pela organização e divulgação do processo eleitoral.
Abstract: O presente estudo apresenta o contexto atual de pós-verdade, desinformação e circulação de fake news sobre as urnas eletrônicas que ocorre nas redes sociais digitais. Está ancorado sob a perspectiva social da Ciência da Informação e no modelo teórico de estudos em práticas informacionais. Tem como objetivo investigar a partir das práticas informacionais dos adolescentes nas redes sociais, quais os critérios usados para a construção ou reafirmação do seu posicionamento em relação a credibilidade e aceitação das urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral. Os dados que compõem a pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 adolescentes estudantes do Ensino Médio, com idades entre 17 e 18 anos que já possuíam o título de eleitor. Constatou-se que os adolescentes utilizam as redes sociais para estudar, se informar e se divertir. De modo geral, os participantes demonstraram preocupação com os efeitos negativos da circulação de fake news no ambiente digital. Todos os entrevistados afirmaram confiar na segurança e eficiência das urnas eletrônicas, essa credibilidade foi construída a partir da confiança nas autoridades responsáveis pela organização e divulgação do processo eleitoral.
Asunto: Ciência da informação
Desinformação
Redes sociais
Adolescentes
Voto eletrônico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62048
Fecha del documento: 5-sep-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Simone de Souza Santos.pdf2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons