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http://hdl.handle.net/1843/62048
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas informacionais de adolescentes no contexto de pós-verdade e desinformação e a confiança nas urnas eletrônicas |
Título(s) alternativo(s): | Information practices of adolescents in the context of post-truth and disinformation and trust in electronic voting machines |
Autor(es): | Simone de Souza Santos |
Primeiro Orientador: | Carlos Alberto Ávila Araújo |
Primeiro membro da banca : | Marianna Zattar Barra Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Marco André Feldman Schneider |
Terceiro membro da banca: | Claudio Paixão Anastácio de Paula |
Resumo: | O presente estudo apresenta o contexto atual de pós-verdade, desinformação e circulação de fake news sobre as urnas eletrônicas que ocorre nas redes sociais digitais. Está ancorado sob a perspectiva social da Ciência da Informação e no modelo teórico de estudos em práticas informacionais. Tem como objetivo investigar a partir das práticas informacionais dos adolescentes nas redes sociais, quais os critérios usados para a construção ou reafirmação do seu posicionamento em relação a credibilidade e aceitação das urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral. Os dados que compõem a pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 adolescentes estudantes do Ensino Médio, com idades entre 17 e 18 anos que já possuíam o título de eleitor. Constatou-se que os adolescentes utilizam as redes sociais para estudar, se informar e se divertir. De modo geral, os participantes demonstraram preocupação com os efeitos negativos da circulação de fake news no ambiente digital. Todos os entrevistados afirmaram confiar na segurança e eficiência das urnas eletrônicas, essa credibilidade foi construída a partir da confiança nas autoridades responsáveis pela organização e divulgação do processo eleitoral. |
Abstract: | O presente estudo apresenta o contexto atual de pós-verdade, desinformação e circulação de fake news sobre as urnas eletrônicas que ocorre nas redes sociais digitais. Está ancorado sob a perspectiva social da Ciência da Informação e no modelo teórico de estudos em práticas informacionais. Tem como objetivo investigar a partir das práticas informacionais dos adolescentes nas redes sociais, quais os critérios usados para a construção ou reafirmação do seu posicionamento em relação a credibilidade e aceitação das urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral. Os dados que compõem a pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 adolescentes estudantes do Ensino Médio, com idades entre 17 e 18 anos que já possuíam o título de eleitor. Constatou-se que os adolescentes utilizam as redes sociais para estudar, se informar e se divertir. De modo geral, os participantes demonstraram preocupação com os efeitos negativos da circulação de fake news no ambiente digital. Todos os entrevistados afirmaram confiar na segurança e eficiência das urnas eletrônicas, essa credibilidade foi construída a partir da confiança nas autoridades responsáveis pela organização e divulgação do processo eleitoral. |
Assunto: | Ciência da informação Desinformação Redes sociais Adolescentes Voto eletrônico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62048 |
Data do documento: | 5-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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