Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62049
Type: Tese
Title: “Aspectos que nunca são do conhecimento do público”: o Carnaval de Belo Horizonte pelas lentes da Globo Minas (1974-1983)
Other Titles: “Aspects that are never known to the public”: the Belo Horizonte Carnival through the lenses of Globo Minas (1974-1983)
Authors: Victor Pinheiro Louvisi
First Advisor: Rubens Alves da Silva
First Referee: Fabricio Jose Nascimento da Silveira
Second Referee: Welder Antonio Silva
Third Referee: José Wanderley Novato Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Vania Carvalho Rôla Santos
Abstract: A tese discute o Carnaval de Belo Horizonte por meio de telerreportagens realizadas pela emissora de televisão Globo Minas, pertencente ao Grupo Globo. Essas telerreportagens foram captadas no período de 1974 a 1983 e tinham o intuito de serem utilizadas nos telejornais da emissora e são, em maior parte, em preto e branco. Elas foram produzidas em película 16 milímetros e estão em rolos de filmes. Este conjunto faz parte do que ficou denominado “Fundo Globo Minas” e está guardado no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte – MIS-BH. A pesquisa analisou 25 rolos de filmes sobre o Carnaval belo-horizontino do “Fundo Globo Minas” e a festa pode ser vista em diferentes situações, como por exemplo: desfile de escolas de samba e de blocos; entrevistas com representantes da prefeitura; ensaios; personalidades do Carnaval; eleição da corte momesca; baile à fantasia etc. O objetivo geral da tese é demostrar a importância das imagens de Carnaval do “Fundo Globo Minas” para a memória do Carnaval belo-horizontino e analisa esses filmes como fonte de informação, como suporte de memória e como registro fílmico jornalístico musealizado. Os objetivos específicos são: analisar os registros da cobertura telejornalística referentes ao Carnaval de Belo Horizonte realizados pelas Globo Minas no período de 1974 a 1983; discutir o acervo audiovisual como registro e fonte de informação; discutir musealização de acervos audiovisuais; discutir o Carnaval e o conceito de carnavalização; entender de que maneira o Carnaval era vivenciado no período compreendido pela pesquisa. O recorte geográfico da pesquisa é a cidade de Belo Horizonte. A pesquisa realizada na exploração desse acervo é do tipo qualitativa, de caráter descritivo e documental, e os procedimentos metodológicos adotados estão embasados na interdisciplinaridade dialógica entre a Ciência da Informação e as Ciências Humanas e Sociais. Recorre-se, portanto, à contribuição de autores e autoras e apropriação de conceitos construídos nessas áreas do conhecimento. O problema de pesquisa é: de que maneira, ao analisar os filmes do “Fundo Globo Minas” que foram produzidos pelo Grupo Globo, e visto aqui como fonte informacional, suporte de memória e como registro fílmico jornalístico musealizado, pode-se apreender e evidenciar sobre o Carnaval belo-horizontino no período de 1974 a 1983? A hipótese inicial era que esse material constitutivo do acervo-objeto de investigação da tese apontava para ser vestígios, daquilo que tende a ficar suprimido, silenciado, em um discurso que tende a “ocultar mostrando” (em coberturas ou reportagens televisivas de expressões da cultura popular. Todavia, ao se analisar os filmes, foi possível ver o Carnaval belo-horizontino do período e o fazer de diferentes grupos populares carnavalescos da cidade mesmo sendo um material produzido por uma empresa hegemônica de comunicação, no caso o Grupo Globo. A metodologia foi desenvolvida a partir da revisão das principais referências, pesquisa documental, observação e seleção dos filmes, descrição e análise do material. Os filmes também foram descritos e analisados tendo por base a metodologia de análise de conteúdo. Por fim, foram feitas considerações e propostas de utilização do material.
Abstract: The thesis discusses the Belo Horizonte Carnival through television reports made by the television station Globo Minas, belonging to Grupo Globo. These television reports were captured in the period from 1974 to 1983 and were intended to be used in the station's news programs and are, for the most part, in black and white. They were produced on 16mm film and are on film rolls. This set is part of what was called "Fundo Globo Minas" and is kept in the Museum of Image and Sound of Belo Horizonte – MIS-BH. The research analyzed 25 rolls of films about the Belo Horizonte Carnival of the "Fundo Globo Minas" and the party can be seen in different situations, such as: parade of samba schools and blocks; interviews with representatives of the city government; Tests; Carnival personalities; election of the Momesca court; The general objective of the thesis is to demonstrate the importance of the images of Carnival of the "Fundo Globo Minas" for the memory of the Carnival of Belo Horizonte and analyzes these films as a source of information, as a support of memory and as a journalistic film record in the museum. The specific objectives are to analyze the records of the television news coverage related to the Belo Horizonte Carnival carried out by Globo Minas in the period from 1974 to 1983; discuss the audiovisual collection as a record and source of information; discuss musealization of audiovisual collections; discuss Carnival and the concept of carnivalization; understand how Carnival was experienced in the period covered by the research. The geographic focus of the research is the city of Belo Horizonte. The research carried out in the exploration of this collection is qualitative, descriptive, and documental, and the methodological procedures adopted are based on the dialogic interdisciplinarity between Information Science and the Human and Social Sciences. Therefore, the contribution of authors and the appropriation of concepts constructed in these areas of knowledge are resorted to. The research problem is: in what way, when analyzing the films of the "Fundo Globo Minas" that were produced by Grupo Globo, and seen here as an informational source, memory support and as a musealized journalistic filmic record, can one apprehend and evidence about the Belo Horizonte Carnival in the period from 1974 to 1983? The initial hypothesis was that this constitutive material of the collection-object of investigation of the thesis pointed to be vestiges of what tends to be suppressed, silenced, in a discourse that tends to "hide by showing" (in coverage or television reports of expressions of popular culture. However, when analyzing the films, it was possible to see the Belo Horizonte Carnival of the period and the work of different popular carnival groups in the city, even though it was a material produced by a hegemonic communication company, in this case Grupo Globo. The methodology was developed from the review of the main references, documentary research, observation and selection of films, description, and analysis of the material. The films were also described and analyzed based on the content analysis methodology. Finally, considerations and proposals for the use of the material were made.
Subject: Ciência da informação
Carnaval - Belo Horizonte - Cobertura jornalística
Comunicação audiovisual
Museus
Telejornalismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62049
Issue Date: 8-Aug-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Victor Louvisi Versão Final pdf.pdf“ASPECTOS QUE NUNCA SÃO DO CONHECIMENTO DO PÚBLICO”: o Carnaval de Belo Horizonte pelas lentes da Globo Minas (1974-1983).3.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons