Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/62052
Tipo: Dissertação
Título: Práticas avaliativas na educação física: saberes compartilhados por narrativas docentes
Autor(es): Larissa Pires de Souza Lima
primer Tutor: Admir Soares de Almeida Junior
Resumen: Este memorial de formação relata a trajetória acadêmica da autora e sua relação com a avaliação em educação, que serve como pano de fundo para uma pesquisa sobre práticas avaliativas escolares de professores de educação física na educação básica, utilizando narrativas docentes como fonte de dados. Ao todo, participaram da pesquisa oito professores e professoras de Educação Física que atuam em diferentes etapas de escolarização. A metodologia adotada para a análise das narrativas foi a documentação narrativa de experiências pedagógicas proposta por Suárez (2011), que tem como foco a elaboração de relatos de experiência de professores que coinvestigam suas práticas e interpretações pedagógicas, permitindo o exercício de escrita, leitura, reflexão, comentário e conversação entre os docentes participantes do processo, promovendo a formação horizontal dos sujeitos. O desdobrar dessa pesquisa fez emergir, principalmente, as potencialidades e limitações que os professores e professoras de educação física enfrentam ao construir processos avaliativos na escola e o potencial formativo que a documentação narrativa traz para o coletivo docente. Este estudo contribui para a compreensão das práticas avaliativas na educação física escolar, vislumbrando variadas possibilidades de instrumentos avaliativos potentes construídos por professores e professoras que atuam no campo e, além disso, destaca a importância de se constituir coletivos docentes que promovam a investigação e reflexão de suas práticas como possibilidade de formação continuada.
Asunto: Educação física - Estudo e ensino
Escolas
Professores de educação física
Avaliação educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/62052
Fecha del documento: 26-may-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Larissa Pires de Souza Lima.pdf42.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons