Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/62052
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Admir Soares de Almeida Junior | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9515279129277383 | pt_BR |
dc.creator | Larissa Pires de Souza Lima | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9574989684784808 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T17:22:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T17:22:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/62052 | - |
dc.description.resumo | Este memorial de formação relata a trajetória acadêmica da autora e sua relação com a avaliação em educação, que serve como pano de fundo para uma pesquisa sobre práticas avaliativas escolares de professores de educação física na educação básica, utilizando narrativas docentes como fonte de dados. Ao todo, participaram da pesquisa oito professores e professoras de Educação Física que atuam em diferentes etapas de escolarização. A metodologia adotada para a análise das narrativas foi a documentação narrativa de experiências pedagógicas proposta por Suárez (2011), que tem como foco a elaboração de relatos de experiência de professores que coinvestigam suas práticas e interpretações pedagógicas, permitindo o exercício de escrita, leitura, reflexão, comentário e conversação entre os docentes participantes do processo, promovendo a formação horizontal dos sujeitos. O desdobrar dessa pesquisa fez emergir, principalmente, as potencialidades e limitações que os professores e professoras de educação física enfrentam ao construir processos avaliativos na escola e o potencial formativo que a documentação narrativa traz para o coletivo docente. Este estudo contribui para a compreensão das práticas avaliativas na educação física escolar, vislumbrando variadas possibilidades de instrumentos avaliativos potentes construídos por professores e professoras que atuam no campo e, além disso, destaca a importância de se constituir coletivos docentes que promovam a investigação e reflexão de suas práticas como possibilidade de formação continuada. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Memorial de formação | pt_BR |
dc.subject | Documentação narrativa de experiências pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação física | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Práticas avaliativas na educação física: saberes compartilhados por narrativas docentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Larissa Pires de Souza Lima.pdf | 42.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License