Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Admir Soares de Almeida Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9515279129277383pt_BR
dc.creatorLarissa Pires de Souza Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574989684784808pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T17:22:08Z-
dc.date.available2023-12-18T17:22:08Z-
dc.date.issued2023-05-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62052-
dc.description.resumoEste memorial de formação relata a trajetória acadêmica da autora e sua relação com a avaliação em educação, que serve como pano de fundo para uma pesquisa sobre práticas avaliativas escolares de professores de educação física na educação básica, utilizando narrativas docentes como fonte de dados. Ao todo, participaram da pesquisa oito professores e professoras de Educação Física que atuam em diferentes etapas de escolarização. A metodologia adotada para a análise das narrativas foi a documentação narrativa de experiências pedagógicas proposta por Suárez (2011), que tem como foco a elaboração de relatos de experiência de professores que coinvestigam suas práticas e interpretações pedagógicas, permitindo o exercício de escrita, leitura, reflexão, comentário e conversação entre os docentes participantes do processo, promovendo a formação horizontal dos sujeitos. O desdobrar dessa pesquisa fez emergir, principalmente, as potencialidades e limitações que os professores e professoras de educação física enfrentam ao construir processos avaliativos na escola e o potencial formativo que a documentação narrativa traz para o coletivo docente. Este estudo contribui para a compreensão das práticas avaliativas na educação física escolar, vislumbrando variadas possibilidades de instrumentos avaliativos potentes construídos por professores e professoras que atuam no campo e, além disso, destaca a importância de se constituir coletivos docentes que promovam a investigação e reflexão de suas práticas como possibilidade de formação continuada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectMemorial de formaçãopt_BR
dc.subjectDocumentação narrativa de experiências pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação físicapt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titlePráticas avaliativas na educação física: saberes compartilhados por narrativas docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Pires de Souza Lima.pdf42.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons