Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/62077
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Tecnologias digitais e o ensino de Química |
Título(s) alternativo(s): | Digital technologies and chemistry teaching |
Autor(es): | Rivane Lima Coelho |
primer Tutor: | Santer Alvares de Matos |
primer miembro del tribunal : | Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo |
Resumen: | A monografia ora apresentada é resultado não de uma pesquisa acadêmica, mas da construção de um portfólio de sequências didáticas. Ao mesmo tempo que qualifica o agente em formação, a construção desta monografia proporcionou a reflexão do uso das tecnologias digitais como metodologia aplicada ao ensino. O objeto deste trabalho foi a modificação necessária da metodologia tradicional de ensino, defasada em relação às inovações tecnológicas de uso cotidiano pelos jovens. Desta forma, este trabalho apresenta as proposições didático-pedagógicas, utilizando as tecnologias digitais, para temáticas do ensino de Química em conteúdos do Ensino Médio. Tais proposições foram feitas através de sequencias didáticas como atividade final de cinco disciplinas da pós-graduação em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, onde mostrou-se a aplicação de uma ferramenta digital ao ensino de uma temática. A primeira sequência didática visa a aplicação do estudo da Tabela Periódica por meio da criação de um infográfico. A segunda sequência didática alia uma animação disponível na internet com uma competição entre os estudantes para motivá-los a entender as Leis de Proust e Lavoisier. A terceira sequência didática visa levar cada estudante, diante da hipótese do desaparecimento de um elemento químico, a simular e apresentar alternativas para sua substituição, para tal, eles precisam entender a relação entre as propriedades químicas e físicas e sua aplicação no cotidiano. A quarta sequência didática incentiva os estudantes a criarem suas próprias animações que são posteriormente utilizadas para uma competição, como temática os compostos químicos, mais especificamente hidrocarbonetos. A quinta e última sequência didática utiliza os chamados pins da rede social Pinterest com a temática de Cálculo Estequiométrico com o objetivo de criar um material de consulta rápida para resolução de exercícios. O uso das tecnologias digitais permeou e modificou, durante todo o processo, tanto educador quanto educandos, gerando e construindo um verdadeiro ciclo virtuoso pedagógico de construção de conhecimento de forma inovadora |
Asunto: | Tecnologia educacional Química Ensino - Metodologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62077 |
Fecha del documento: | 4-jul-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Rivane.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.