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dc.contributor.advisor1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7563395102600467pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújopt_BR
dc.creatorRivane Lima Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T11:50:38Z-
dc.date.available2023-12-19T11:50:38Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62077-
dc.description.resumoA monografia ora apresentada é resultado não de uma pesquisa acadêmica, mas da construção de um portfólio de sequências didáticas. Ao mesmo tempo que qualifica o agente em formação, a construção desta monografia proporcionou a reflexão do uso das tecnologias digitais como metodologia aplicada ao ensino. O objeto deste trabalho foi a modificação necessária da metodologia tradicional de ensino, defasada em relação às inovações tecnológicas de uso cotidiano pelos jovens. Desta forma, este trabalho apresenta as proposições didático-pedagógicas, utilizando as tecnologias digitais, para temáticas do ensino de Química em conteúdos do Ensino Médio. Tais proposições foram feitas através de sequencias didáticas como atividade final de cinco disciplinas da pós-graduação em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, onde mostrou-se a aplicação de uma ferramenta digital ao ensino de uma temática. A primeira sequência didática visa a aplicação do estudo da Tabela Periódica por meio da criação de um infográfico. A segunda sequência didática alia uma animação disponível na internet com uma competição entre os estudantes para motivá-los a entender as Leis de Proust e Lavoisier. A terceira sequência didática visa levar cada estudante, diante da hipótese do desaparecimento de um elemento químico, a simular e apresentar alternativas para sua substituição, para tal, eles precisam entender a relação entre as propriedades químicas e físicas e sua aplicação no cotidiano. A quarta sequência didática incentiva os estudantes a criarem suas próprias animações que são posteriormente utilizadas para uma competição, como temática os compostos químicos, mais especificamente hidrocarbonetos. A quinta e última sequência didática utiliza os chamados pins da rede social Pinterest com a temática de Cálculo Estequiométrico com o objetivo de criar um material de consulta rápida para resolução de exercícios. O uso das tecnologias digitais permeou e modificou, durante todo o processo, tanto educador quanto educandos, gerando e construindo um verdadeiro ciclo virtuoso pedagógico de construção de conhecimento de forma inovadorapt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherQuímicapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleTecnologias digitais e o ensino de Químicapt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies and chemistry teachingpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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