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http://hdl.handle.net/1843/62139
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Multimodalidade: uma análise de dois perfis de redes sociais digitais para a preparação de textos modelo Enem |
Autor(es): | Bruna Saturnina da Rocha |
Primeiro Orientador: | Daniervelin Renata Marques Pereira |
Primeiro membro da banca : | Geisa Mara Batista |
Segundo membro da banca: | Elaine Teixeira da Silva |
Resumo: | Neste texto, partimos da noção de multimodalidade como uma propriedade dos textos/discursos que, para ser criticamente entendida, precisa do desenvolvimento de mutiletramentos dos leitores (Rojo; Moura, 2019). Objetivamos investigar como os conteúdos produzidos nas plataformas digitais YouTube e Instagram são configurados em termos de conteúdo e multimodalidade, discutindo os benefícios e os malefícios da massificação do conteúdo. Para isso, analisamos dois perfis de produtores de conteúdos dessas duas plataformas para interessados na redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alguns comentários de usuários dessas plataformas. A partir da análise desse material, pudemos perceber como os recursos multimodais influenciam na qualidade e na divulgação desses conteúdos e como podem refletir no entendimento do interlocutor, além de entender que, na maioria dos casos, os conteúdos produzidos no YouTube e Instagram têm a função de tornar o processo de escrita textual automático, sem lançar mão do senso crítico, inerente a todo processo de escrita autêntico e reflexivo. |
Abstract: | In this article, we start from the notion of multimodality as a property of texts/discourses that, to be critically understood, requires the development of readers' multiliteracy (Rojo; Moura, 2019). We aim to investigate how content produced on the digital platforms YouTube and Instagram are configured in terms of content and multimodality, discussing the benefits and harms of the massification of content. To do this, we analyzed two profiles of content producers on these two platforms for those interested in writing for the National High School Exam (Enem) and some comments from users of these platforms. From the analysis of this material, we were able to understand how multimodal resources influence the quality and dissemination of this content and how they can reflect on the understanding of the interlocutor, in addition to understanding that, in most cases, the content produced on YouTube and Instagram has the function of making the textual writing process automatic, without resorting to the critical sense, inherent to every authentic and reflective writing process. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/62139 |
Data do documento: | 6-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
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